SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS E IDOSOS PRÁTICAS ANDRAGÓGICAS PARA UMA APRENDIZAGEM EMANCIPATÓRIA

Título alternativo: CHALLENGES AND PERSPECTIVES IN ADULT AND ELDERLY LITERACY ANDRAGOGICAL PRACTICES FOR EMANCIPATORY LEARNING

Autoria de: Junio Adriano da Silva

Orientação de: Eliasaf Rodrigues de Assis

Presidente da banca: Dr Eliasaf Rodrigues Assis

Primeiro membro da banca: Jacqueline Magalhães Alves

Segundo membro da banca: Angélica de Souza Silva

Palavras-chaves: Alfabetização de adultos, Andragogia, Gerontologia educacional, Formação docente, Orientações educacionais.

Data da defesa: 07/02/2025

Semestre letivo da defesa: 2024-2

Data da versão final: 10/02/2025

Data da publicação: 10/02/2025

Referência: Silva, J. A. d. DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS E IDOSOS PRÁTICAS ANDRAGÓGICAS PARA UMA APRENDIZAGEM EMANCIPATÓRIA. 2025. 22 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: Diferentemente do processo de alfabetização infantil, a alfabetização na fase adulta apresenta particularidades que demandam cuidados especiais na elaboração das metodologias e planos de ensino das instituições que atendem esse público. Compreender e abordar as necessidades de adultos e idosos nesse contexto é um desafio complexo que requer uma variedade de abordagens e metodologias adaptadas às diferentes faixas etárias. Por isso, este estudo enfatiza a importância das áreas da Andragogia e Gerontologia Educacional, as quais se dedicam a compreender e aprimorar os processos de ensino e aprendizagem na vida adulta. A presente pesquisa visa investigar as razões por trás da persistência de metodologias de ensino voltadas para crianças na alfabetização de adultos e idosos. O cerne dessa investigação reside na identificação do problema central por que muitos educadores ainda adotam abordagens pedagógicas inadequadas para esse público? A pesquisa tem em vista evidenciar a urgência de uma formação docente mais precisa e direcionada para atender às necessidades específicas desse grupo. Utilizando uma abordagem exploratória e teórica, o estudo esclarecerá os desafios enfrentados no contexto da alfabetização de adultos e idosos, apoiando-se em referências de autores reconhecidos na área. Como resultado, o estudo analisa as metodologias utilizadas na alfabetização desse público e identifica lacunas na formação docente e nos currículos dos cursos de Pedagogia. A proposta é adentrar na análise da alfabetização de adultos e idosos, refletindo sobre as práticas educacionais e suas implicações para a formação dos educadores, na esperança de estimular debates e ações para promover uma educação mais inclusiva em toda a sociedade.

Abstract: Unlike the process of childhood literacy, adult literacy has particularities that require special care in the development of methodologies and teaching plans for institutions that serve this audience. Understanding and addressing the needs of adults and older people in this context is a complex challenge that requires a variety of approaches and methodologies adapted to different age groups. Therefore, this study emphasizes the importance of the areas of Andragogy and Educational Gerontology, which are dedicated to understanding and improving the teaching and learning processes in adult life. This research aims to investigate the reasons behind the persistence of teaching methodologies aimed at children in adult and elderly literacy. The core of this investigation lies in identifying the central problem why do many educators still adopt pedagogical approaches that are inappropriate for this audience? The research aims to highlight the urgency of more precise and targeted teacher training to meet the specific needs of this group. Using an exploratory and theoretical approach, the study will clarify the challenges faced in the context of adult and elderly literacy, based on references from recognized authors in the area. As a result, the study analyzes the methodologies used to educate this audience and identifies gaps in teacher training and in the curricula of Pedagogy courses. The proposal is to delve into the analysis of adult and elderly literacy, reflecting on educational practices and their implications for the training of educators, in the hope of stimulating debates and actions to promote more inclusive education throughout society.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20242201920042

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Junio Adriano da Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo