Título: GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA ANÁLISE DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA (PDE-ESCOLA) NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Autoria de: Lais Fernanda Silva Nogueira
Orientação de: Regilson Maciel Borges
Presidente da banca: Regilson Maciel Borges
Primeiro membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrrari
Segundo membro da banca: Paulo Henrique Arcas
Palavras-chaves: Plano de Desenvolvimento da Escola, PDE-Escola, gestão escolar pública, gestão democrática, escola pública.
Data da defesa: 31/01/2025
Semestre letivo da defesa: 2024-2
Data da versão final: 12/02/2025
Data da publicação: 12/02/2025
Referência: Nogueira, L. F. S. GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA ANÁLISE DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA (PDE-ESCOLA) NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO. 2025. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: O trabalho abordou os desafios da gestão da escola pública no Brasil e apresentou o PDE-Escola como uma ferramenta estratégica para promover avanços na qualidade da educação. Com base em princípios legais e diretrizes como a LDB e a Constituição Federal, o estudo teve como objetivo geral analisar a produção de conhecimento científico que discute o PDE-Escola a partir dos estudos realizados com a finalidade de apontar os resultados obtidos nas escolas desde a implementação do PDE-Escola. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica em bases de dados especializados, buscando artigos científicos, revistas eletrônicas e sites confiáveis que abordam o PDE-Escola. Como referência para a fundamentação teórica trouxe os seguintes autores Libâneo, Luck, Fonseca, Silva, Oliveira, Evangelista, Brocanelli Sabia Dátilo, Schimonek Muranaka e Paro. A metodologia consistiu em selecionar estudos publicados nos últimos anos, considerando critérios de relevância, alinhamento com os objetivos propostos e contribuições para análise do tema. Os resultados mostraram que o PDE-Escola é uma ferramenta estratégica que auxilia na melhoria da gestão escolar e das práticas pedagógicas, com foco no monitoramento contínuo, avaliação de resultados e planejamento colaborativo. A inclusão das tecnologias, a capacitação docente e a valorização da diversidade cultural são apontadas como pilares para promover uma educação inclusiva e eficaz. Apesar dos grandes avanços, desafios como infraestrutura e investimento constante permanecem cruciais para alcançar uma educação de qualidade.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Lais Fernanda Silva Nogueira e Universidade Federal de Lavras
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