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Título: COLETIVO DE MÃES DA UFLA UM MOVIMENTO DE LUTA

Título alternativo: UFLA MOTHER??S COLLECTIVE A RESISTANCE MOVEMENT

Autoria de: Yurika Alves Cabral e Silva

Orientação de: Carolina Faria Alvarenga

Presidente da banca: Carolina Faria Alvarenga

Primeiro membro da banca: Luiza Arantes Junqueira

Segundo membro da banca: Ellen Maira de Alcâtara Laudares

Palavras-chaves: Coletivo de Mães da UFLA, Coletivo de Mães, Maternidade, Estudantes-mães, UFLA

Data da defesa: 17/12/2024

Semestre letivo da defesa: 2024-2

Data da versão final: 09/02/2025

Data da publicação: 09/02/2025

Referência: Silva, Y. A. C. e. COLETIVO DE MÃES DA UFLA UM MOVIMENTO DE LUTA. 2025. 95 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: Os coletivos de mães em instituições de ensino superior desempenham um papel fundamental na luta contra a exclusão de mulheres, estudantes-mães, no ambiente acadêmico, oferecendo apoio, visibilidade e voz a um grupo que, historicamente, enfrenta desafios específicos e estruturais. Esta pesquisa teve como objetivo evidenciar a importância do Coletivo de Mães na Universidade Federal de Lavras (UFLA) para a construção da vida acadêmica de estudantes-mães e apresentar os desafios para a construção de políticas de permanência na Universidade, por meio de pesquisa qualitativa e bibliográfica, e relatos de ações. O estudo evidenciou a importância dos movimentos sociais, em especial, de mulheres e mulheres-mães, para a consolidação de direitos e para a criação de políticas públicas de permanência que visem a equidade de gênero em uma Instituição de Ensino Superior.

Abstract: Mothers collectives in higher education institutions play a fundamental role in the fight against the exclusion of women, student-mothers, in the academic environment, offering support, visibility and voice to a group that has historically faced specific and structural challenges. This research aimed to highlight the importance of the Mothers Collective at the Federal University of Lavras (UFLA) for the construction of the academic life of student-mothers and to present the difficulties in the construction of policies for student permanence at the University, through qualitative and bibliographic research, and reports of actions. The study highlighted the importance of social movements for the consolidation of rights and for the creation of public policies for permanence that aim at gender equality within the Institution.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20242201820878

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Yurika Alves Cabral e Silva e Universidade Federal de Lavras

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