Título: COLETIVO DE MÃES DA UFLA UM MOVIMENTO DE LUTA
Título alternativo: UFLA MOTHER??S COLLECTIVE A RESISTANCE MOVEMENT
Autoria de: Yurika Alves Cabral e Silva
Orientação de: Carolina Faria Alvarenga
Presidente da banca: Carolina Faria Alvarenga
Primeiro membro da banca: Luiza Arantes Junqueira
Segundo membro da banca: Ellen Maira de Alcâtara Laudares
Palavras-chaves: Coletivo de Mães da UFLA, Coletivo de Mães, Maternidade, Estudantes-mães, UFLA
Data da defesa: 17/12/2024
Semestre letivo da defesa: 2024-2
Data da versão final: 09/02/2025
Data da publicação: 09/02/2025
Referência: Silva, Y. A. C. e. COLETIVO DE MÃES DA UFLA UM MOVIMENTO DE LUTA. 2025. 95 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: Os coletivos de mães em instituições de ensino superior desempenham um papel fundamental na luta contra a exclusão de mulheres, estudantes-mães, no ambiente acadêmico, oferecendo apoio, visibilidade e voz a um grupo que, historicamente, enfrenta desafios específicos e estruturais. Esta pesquisa teve como objetivo evidenciar a importância do Coletivo de Mães na Universidade Federal de Lavras (UFLA) para a construção da vida acadêmica de estudantes-mães e apresentar os desafios para a construção de políticas de permanência na Universidade, por meio de pesquisa qualitativa e bibliográfica, e relatos de ações. O estudo evidenciou a importância dos movimentos sociais, em especial, de mulheres e mulheres-mães, para a consolidação de direitos e para a criação de políticas públicas de permanência que visem a equidade de gênero em uma Instituição de Ensino Superior.
Abstract: Mothers collectives in higher education institutions play a fundamental role in the fight against the exclusion of women, student-mothers, in the academic environment, offering support, visibility and voice to a group that has historically faced specific and structural challenges. This research aimed to highlight the importance of the Mothers Collective at the Federal University of Lavras (UFLA) for the construction of the academic life of student-mothers and to present the difficulties in the construction of policies for student permanence at the University, through qualitative and bibliographic research, and reports of actions. The study highlighted the importance of social movements for the consolidation of rights and for the creation of public policies for permanence that aim at gender equality within the Institution.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Yurika Alves Cabral e Silva e Universidade Federal de Lavras
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