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Título: O Uso de Jogos e Brincadeiras como Metodologia do Ensino da Matemática

Autoria de: Débora Thaíse de Souza

Orientação de: Fernanda Barbosa Ferrari

Presidente da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Primeiro membro da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Segundo membro da banca: Alaff Dionísio dos Santos Nazaré

Palavras-chaves: Palavras-chave Jogos e Brincadeiras, Estratégias metodológicas, ensino de matemática, educação infantil, ludicidade

Data da defesa: 27/01/2025

Semestre letivo da defesa: 2024-2

Data da versão final: 10/02/2025

Data da publicação: 10/02/2025

Referência: Souza, D. T. d. O Uso de Jogos e Brincadeiras como Metodologia do Ensino da Matemática. 2025. 144 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar o uso de jogos e brincadeiras como possíveis estratégias metodológicas no ensino da Matemática, buscando compreender sua contribuição potencial no desenvolvimento matemático de crianças. Considerando a relevância do ensino de Matemática na educação infantil e a necessidade de abordagens mais atrativas e adequadas, este estudo se fundamenta em uma pesquisa qualitativa baseada em revisão bibliográfica. São analisados os principais benefícios apontados na literatura sobre o uso de jogos e brincadeiras, bem como práticas pedagógicas que integram essas ferramentas no processo de aprendizagem matemática. Os jogos e brincadeiras podem criar um ambiente lúdico e interativo, permitindo que as crianças explorem conceitos matemáticos de forma prazerosa. Durante essas atividades, estudos sugerem que pode haver o desenvolvimento de habilidades essenciais, como contagem, raciocínio lógico e resolução de problemas. Apesar das evidências teóricas e de estudos prévios que indicam benefícios do uso dessas abordagens, este trabalho não realizou uma aplicação prática para verificar sua eficácia no contexto específico pesquisado. Dessa forma, as atividades propostas são apresentadas como possíveis métodos para auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos, necessitando de investigações futuras para validar empiricamente seus efeitos. Além de identificar os jogos e brincadeiras potencialmente mais eficazes, o estudo propõe diretrizes para a implementação dessas atividades no ensino de Matemática, reforçando a importância de um planejamento cuidadoso e alinhado com os objetivos pedagógicos. Através da ludicidade, os educadores podem estimular o interesse e o engajamento das crianças, tornando o aprendizado mais significativo e contribuindo para um desenvolvimento matemático mais sólido. Espera-se que este trabalho contribua para a reflexão sobre o papel dos jogos e brincadeiras no ensino de Matemática, oferecendo subsídios teóricos para educadores e profissionais da educação. A literatura sugere que a utilização de estratégias lúdicas, bem planejadas e aplicadas, pode facilitar o aprendizado matemático e promover uma relação mais positiva e prazerosa das crianças com a Matemática, tornando o processo educacional mais dinâmico e eficiente. Em síntese, este estudo enfatiza que os jogos e brincadeiras representam ferramentas pedagógicas que podem ser valiosas para o ensino da Matemática, destacando seus benefícios potenciais, metodologias sugeridas e diretrizes práticas para sua implementação, com o intuito de auxiliar os educadores na construção de um ensino mais engajador e significativo.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20242201820070

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Débora Thaíse de Souza e Universidade Federal de Lavras

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