SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: O PERCURSO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL E A IMPORTÂNCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA A INCLUSÃO ESCOLAR

Autoria de: Helena Araujo Marques

Orientação de: Leticia Mendonca Lopes Ribeiro

Coorientação de: Fernanda Barbosa Ferrari

Presidente da banca: Letícia Mendonça Lopes Ribeiro

Primeiro membro da banca: Bethania Bittencourt Costa e Silva

Segundo membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Palavras-chaves: Percurso Histórico, legislação, Políticas Públicas Educacionais, Educação Especial e Inclusiva, Atendimento Educacional Especializado.

Data da defesa: 09/08/2024

Semestre letivo da defesa: 2024-1

Data da versão final: 25/08/2024

Data da publicação: 25/08/2024

Referência: Marques, H. A. O PERCURSO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL E A IMPORTÂNCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA A INCLUSÃO ESCOLAR. 2024. 119 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.

Resumo: O objetivo deste trabalho é caracterizar o panorama histórico da Educação Especial no Brasil, destacando a influência determinante da Declaração de Salamanca na formulação de Políticas Públicas Educacionais voltadas à inclusão dosas estudantes com deficiência. Metodologicamente, encarando o presente estudo como uma revisão de literatura que prima pela fundamentação teórica e pela consulta às publicações mais importantes sobre o tema, a presente pesquisa se restringiu à chamada revisão de literatura do tipo narrativa. Como resultados, destaca-se que, a partir da revisão histórica, ficou claro que a trajetória da Educação Especial no Brasil é marcada por avanços significativos, mas também por desafios persistentes. A análise do percurso histórico, anterior à 1994, revelou que, apesar de iniciativas pioneiras, a inclusão efetiva do público-alvo da Educação Especial nas escolas regulares se estabeleceu, de fato, com a implementação de Políticas Públicas Educacionais. Neste sentido, a Declaração de Salamanca, em 1994, representou um divisor de águas ao promover uma mudança de paradigma em relação à Educação Especial, enfatizando a necessidade de uma Educação Inclusiva que atendesse às necessidades de todosas osas estudantes. Esse documento impulsionou, portanto, a formulação de Políticas Públicas Educacionais que visaram incluir osas estudantes com deficiência no sistema regular de ensino, garantindo-lhes o direito a uma educação de qualidade e equitativa. No período de 1994 a 2024, observa-se a consolidação de diversas normativas que fortaleceram a Educação Especial no Brasil, especialmente aquelas que são voltadas ao Atendimento Educacional Especializado e às ações de acesso e permanência dessesas estudantes nas classes e escolas regulares.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20241202010754

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Helena Araujo Marques e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo