SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: O BANCO MUNDIAL, AS DIRETRIZES EDUCACIONAISBRASILEIRAS E O NOVO ENSINO MÉDIO

Título alternativo: The World Bank, Brazilian Educational Guidelines and the New High School.

Autoria de: Roberta Helena Oliveira

Orientação de: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhoes

Presidente da banca: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhoes

Primeiro membro da banca: Jacqueline Magalhaes Alves

Segundo membro da banca: Marcio Magalhaes da Silva

Palavras-chaves: banco mundial, novo ensino médio, política educacional, projeto de vida, educação

Data da defesa: 10/07/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 18/07/2023

Data da publicação: 18/07/2025

Referência: Oliveira, R. H. O BANCO MUNDIAL, AS DIRETRIZES EDUCACIONAISBRASILEIRAS E O NOVO ENSINO MÉDIO. 2023. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: O Banco Mundial (BM) financia políticas educacionais nos países do sul global desde 1960, momento em que o foco era o financiamento de uma educação técnica que possibilitasse o desenvolvimento industrial desses países. Desde então, ampliou-se a atuação do BM no campo internacional da educação, de modo que suas articulações com outras agências internacionais sinalizam sua função política de instituir a ideologia neoliberal. O presente trabalho visou investigar o impacto do Banco Mundial e dos conglomerados empresariais no que tange a formulação de diretrizes educacionais no Brasil. Para tanto, foram analisados os documentos ????????????????????????????????Aprendizagem para Todos Investir nos Conhecimentos e Competências das Pessoas para Promover o Desenvolvimento????????????????????????????????, e ????????????????????????????????Relatório sobre o Desenvolvimento Mundial 2015 Mente, Sociedade e Comportamento????????????????????????????????, com o intuito de investigar se e como as orientações do banco, articuladas com os interesses empresariais dos conglomerados nacionais, conformam a construção da subjetividade submetida à precarização dos direitos no neoliberalismo, tendo como foco o projeto de vida trabalhado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Novo Ensino Médio. Concluiu-se que, a partir da ideia de construção de projeto de vida dos e das estudantes, que parte por um suposto ????????????????????????????????protagonismo???????????????????????????????? desses sujeitos, o Novo Ensino Médio segue as diretrizes ideológicas neoliberais do BM ao responsabilizar os e as estudantes por seu eventual fracasso em um mundo de trabalho precarizado.

Abstract: The World Bank (WB) has been financing educational policies in countries of the global South since 1960, when the focus was on funding technical education to enable the industrial development of these countries. Since then, the WBs role in the international education field has expanded, and its collaborations with other international agencies indicate its political function of instituting neoliberal ideology. This study aimed to investigate the impact of the World Bank and corporate conglomerates on the formulation of educational guidelines in Brazil. To do so, the documents Learning for All Investing in Peoples Knowledge and Skills to Promote Development and World Development Report 2015 Mind, Society, and Behavior were analyzed to investigate whether and how the banks guidelines, in conjunction with the business interests of national conglomerates, shape the construction of subjectivity subjected to the precarization of rights in neoliberalism, with a focus on the life project developed by the National Common Curricular Base (BNCC) for the New High School. It was concluded that, based on the idea of constructing students life projects, which assumes their supposed proactive role, the New High School follows the neoliberal ideological guidelines of the WB by holding students accountable for their potential failure in a precarious job market.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20231201820881

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Roberta Helena Oliveira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo