SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: A LITERATURA INFANTIL NA CONSTRUÇÃO DAS EMOÇÕES E SENTIMENTOS DAS CRIANÇAS uma análise dos livros ??Chapeuzinho Vermelho??, ??Chapeuzinho Amarelo?? e ??O monstro das cores??.

Autoria de: Milena Maria Ribeiro

Orientação de: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhoes

Presidente da banca: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhoes

Primeiro membro da banca: Aline Fernandes Melo

Segundo membro da banca: Eliasaf Rodrigues de Assis

Palavras-chaves: Psicologia histórico-cultural, emoções, sentimentos, literatura infantil, educação infantil

Data da defesa: 27/02/2023

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 06/03/2023

Data da publicação: 06/03/2025

Referência: Ribeiro, M. M. A LITERATURA INFANTIL NA CONSTRUÇÃO DAS EMOÇÕES E SENTIMENTOS DAS CRIANÇAS uma análise dos livros ??Chapeuzinho Vermelho??, ??Chapeuzinho Amarelo?? e ??O monstro das cores??.. 2023. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Este trabalho buscou investigar como as emoções e sentimentos são trabalhados pelos livros de literatura infantil adotados em uma escola de educação infantil de um município do sul de Minas Gerais. Esse tema e problematização deu-se através das minhas experiências em estágios obrigatórios e não obrigatórios na educação infantil e através das contribuições da disciplina de Psicologia da Educação, do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Lavras. Para alcançar o objetivo proposto, a metodologia contou com a análise dos livros Chapeuzinho Vermelho??, ??Chapeuzinho Amarelo?? e ??O monstro das cores??, a partir da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica. Destaca-se a importância da literatura infantil no trabalho da construção das emoções e sentimentos com crianças da educação infantil, dentro de uma perspectiva emancipadora e transgressora dos padrões hegemônicos que limitam e controlam a construção da subjetividade das crianças.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20222201811217

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Milena Maria Ribeiro e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo