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Título: PENSAR A DESNORMALIZAÇÃO NO ESPECTRO AUTISTA estratégias lúdicas para a singularidade infantil

Título alternativo: THINK DENORMALIZATION IN THE AUTISTIC SPECTRUM playful strategies for child uniqueness

Autoria de: Isadora de Fatima Santos

Orientação de: Alexandre Filordi de Carvalho

Presidente da banca: Alexandre Filordi de Carvalho

Primeiro membro da banca: Vanessa Regina de Oliveria Martins

Segundo membro da banca: Diulian Aparecida de Rezende

Palavras-chaves: Espectro Autista, Ludicidade, Inclusão, Singularidade, Desnormalizaçãoo.

Data da defesa: 26/08/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 07/09/2022

Data da publicação: 07/09/2024

Referência: Santos, I. d. F. PENSAR A DESNORMALIZAÇÃO NO ESPECTRO AUTISTA estratégias lúdicas para a singularidade infantil. 2022. 41 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: A normalização é a linguagem da sociedade contemporânea. Os indivíduos que nela habitam, constroem sua identidade sobre os discursos sociais instaurados e modulados pelas instâncias formadoras de opinião. Logo, os linguajares sobre a área da inclusão se originaram e se fundaram sobre a mesma perspectiva dessa linguagem, seguindo a mesma racionalidade e desconsiderando todas as disparidades originadas pela prática que a distingue. Linguagem encontrada, sobretudo, dentro do campo da ludicidade que, por sua vez, abre espaço para se pensar a brincadeira como estratégia lúdica e educacional para se refletir a singularidade infantil. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é investigar estratégias lúdicas e desnormalizantes para se pensar teoricamente a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista nas instituições de ensino, problematizando as diversas linguagens dialéticas instauradas nos discursos sociais. A pesquisa se desenvolverá sobre o método qualitativo.

Abstract: Normalization is the language of contemporary society. The individuals who live in it build their identity on the social discourses established and modulated by opinion makers. Therefore, the languages in the area of inclusion originated and are based on the same perspective of this language, following the same rationality and disregarding all the disparities originated by the practice that distinguishes it. This language is found, above all, within the field of playfulness which, in turn, opens space to think about play as a playful and educational strategy to reflect childrens singularity. In this sense, the aim of this paper is to investigate playful and denormalizing strategies to theoretically think about the inclusion of children with Autistic Spectrum in educational institutions, questioning the various dialectical languages established in social discourses. The research will be developed using the qualitative method.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20221201810981

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Isadora de Fatima Santos e Universidade Federal de Lavras

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