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Título: Aprimoramento Profissional em Suporte Básico de Vida Uma Estratégia para a Preservação da Vida

Título alternativo: Professional Development in Basic Life Support A Strategy for Preserving Life

Autoria de: Fernanda Costa Santos

Orientação de: Giancarla Aparecida Botelho Santos

Presidente da banca: Giancarla Aparecida Botelho Santos

Primeiro membro da banca: Michel Cardoso de Angelis Pereira

Segundo membro da banca: Álvaro José Pereira Neto

Palavras-chaves: SBV, Lei Lucas, primeiros socorros, CMEIs, OVACE.

Data da defesa: 25/11/2025

Semestre letivo da defesa: 2025-2

Data da versão final: 04/12/2025

Data da publicação: 04/12/2025

Referência: Santos, F. C. Aprimoramento Profissional em Suporte Básico de Vida Uma Estratégia para a Preservação da Vida. 2025. 57 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: O termo Suporte Básico de Vida (SBV), engloba um conjunto de manobras e técnicas aplicadas a indivíduos que se encontram em emergências médicas nas quais seus sinais vitais estão comprometidos. Sendo assim, o SBV visa a manutenção dos sinais vitais de um indivíduo no período imediato ao acontecimento do fato que colocou sua vida em risco até a chegada do socorro especializado. É importante frisar que as manobras de SBV podem ser realizadas por pessoas que não sejam profissionais da área da saúde, desde que a pessoa tenha conhecimento técnico sobre as manobras e se sinta segura para realizá-la. A fim de difundir tais conhecimentos, em outubro de 2018, foi sancionada a Lei Nº 13.722, popularmente conhecida como ??Lei Lucas??, na qual torna obrigatória a capacitação em socorros urgentes de todos os colaboradores da rede educacional, pública e privada. Diante do cumprimento da lei citada, o projeto foi iniciado e mais de 270 profissionais de todos os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da cidade de LavrasMG foram capacitados através de oficinas teórico-práticas de primeiros socorros. As oficinas, abordaram temas corriqueiros do dia a dia, como avaliação da vítima, pequenos traumas, telefones úteis em casos de emergência, desobstrução de vias aéreas e reanimação cardiopulmonar (RCP). Verificou-se êxito no treinamento aplicado, visto que os colaboradores realizaram um teste pré-treinamento para avaliação de conhecimentos prévios e outro teste pós-treinamento para verificar a apropriação do conhecimento das oficinas. Após a análise dos dados, foi possível sugerir que os métodos utilizados na capacitação foram eficazes, sendo evidenciado por aumento de acertos no teste pós-oficina na maioria dos assuntos abordados.

Abstract: The term Basic Life Support (BLS) encompasses a set of maneuvers and techniques applied to individuals experiencing medical emergencies in which their vital signs are compromised. Therefore, BLS aims to maintain an individuals vital signs in the immediate period following the life-threatening event until the arrival of specialized help. It is important to emphasize that BLS maneuvers can be performed by non-healthcare professionals, as long as the person has technical knowledge of the maneuvers and feels confident performing them. To disseminate this knowledge, in October 2018, Law No. 13,722, popularly known as the Lucas Law, was enacted, making emergency aid training mandatory for all employees in public and private education systems. In compliance with the aforementioned law, the project was initiated and more than 270 professionals from all Municipal Early Childhood Education Centers (CMEIs) in the city of Lavras, Minas Gerais, received training through theoretical and practical first aid workshops. The workshops covered common topics, such as minor trauma, emergency telephone numbers, airway clearance, and even cardiopulmonary resuscitation (CPR). The training was successful, as employees completed a pre-training test to assess prior knowledge and another post-training test to assess retention of the workshop knowledge. After analyzing the data, it was possible to suggest that the training methods used were effective, as evidenced by an increase in correct answers on the post-workshop test in most of the topics covered.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / nutricao/index.php?dados=20252201821210

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G023 - NUTRIÇÃO (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Fernanda Costa Santos e Universidade Federal de Lavras

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