Título: AVALIAÇÃO DA PUBLICIDADE DE ALIMENTOS EM UM APLICATIVO DE DELIVERY DE COMIDAS EM LAVRAS
Autoria de: Breno Eduardo Parreira de Assis
Orientação de: Carolina Valeriano de Carvalho
Coorientação de: Fernanda Demoliner
Presidente da banca: Carolina Valeriano de Carvalho
Primeiro membro da banca: Fernanda Demoliner
Segundo membro da banca: Mariana Mirelle Pereira Natividade
Terceiro membro da banca: Sandra Bragança Coelho
Palavras-chaves: Alimentos, ultraprocessados, Delivery, Guia, Alimentar
Data da defesa: 27/01/2025
Semestre letivo da defesa: 2024-2
Data da versão final: 13/02/2025
Data da publicação: 13/02/2025
Referência: Assis, B. E. P. d. AVALIAÇÃO DA PUBLICIDADE DE ALIMENTOS EM UM APLICATIVO DE DELIVERY DE COMIDAS EM LAVRAS . 2025. 17 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: Nos últimos anos, os hábitos alimentares têm mudado significativamente, com maior consumo de refeições fora de casa e alimentos ultraprocessados, enquanto diminui a presença de alimentos in natura e minimamente processados na dieta da população. Nesse contexto, os aplicativos de delivery de comida ganharam destaque, oferecendo praticidade e conveniência. No entanto, eles também contribuem para a popularização de alimentos menos saudáveis, ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares. A presença de estratégias de marketing dentro desses aplicativos contribui ainda mais para o aumento dos pedidos, e consequentemente, do consumo de ultraprocessados e fast-foods. Assim, o presente estudo teve como objetivo avaliar a publicidade de alimentos de um aplicativo de delivery de comidas na cidade de Lavras, com foco nas promoções, bem como, na classificação dos alimentos ofertados, para compreender os impactos dessas práticas nas escolhas alimentares dos consumidores. Tratou-se de um estudo transversal e descritivo, com recolha de dados realizada ao longo de seis dias, nos meses de outubro, novembro e dezembro, no período do almoço (1100 ?? 1300) e no jantar (1800 ??2000). Foram avaliados o número de estabelecimentos com promoções exibidas na página inicial do aplicativo e nos menus dos restaurantes, classificando os alimentos in natura, minimamente processados e ultraprocessados. Os resultados mostraram que a utilização de estratégia de marketing pelos estabelecimentos foi maior no período do jantar (322 estabelecimentos) em comparação ao período do almoço (209 estabelecimentos). Ao todo, foram contabilizados 531 alimentos em promoção, sendo 28 (n 151) de refeições tradicionais, que são as refeições cuja base é arroz e feijão, eou batata, eou massas eou carne 21 (n 112) de sorvetes e doces 26 (n 138) de sanduíches, cuja base é pão e ingredientes ultraprocessados 5 (n 23) de salgados 13 (n71) de pizzas e 7 (n36) de comidas orientais, tendo uma predominância expressiva de promoções específicas para alimentos ultraprocessados. Concluiu-se que os aplicativos de delivery de comida utilizam as estratégias de marketing para padrões alimentares inadequados, estimulando o consumo de ultraprocessados e fast-foods, enquanto não oferecem nenhuma promoção de alimentos in natura eou minimamente processados, reforçando a necessidade de regulamentação das práticas publicitárias e promoção da ação de educação alimentar para equilibrar as escolhas alimentares dos consumidores.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G023 - NUTRIÇÃO (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Breno Eduardo Parreira de Assis e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo