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Título: AVALIAÇÃO DA PUBLICIDADE DE ALIMENTOS EM UM APLICATIVO DE DELIVERY DE COMIDAS EM LAVRAS

Autoria de: Breno Eduardo Parreira de Assis

Orientação de: Carolina Valeriano de Carvalho

Coorientação de: Fernanda Demoliner

Presidente da banca: Carolina Valeriano de Carvalho

Primeiro membro da banca: Fernanda Demoliner

Segundo membro da banca: Mariana Mirelle Pereira Natividade

Terceiro membro da banca: Sandra Bragança Coelho

Palavras-chaves: Alimentos, ultraprocessados, Delivery, Guia, Alimentar

Data da defesa: 27/01/2025

Semestre letivo da defesa: 2024-2

Data da versão final: 13/02/2025

Data da publicação: 13/02/2025

Referência: Assis, B. E. P. d. AVALIAÇÃO DA PUBLICIDADE DE ALIMENTOS EM UM APLICATIVO DE DELIVERY DE COMIDAS EM LAVRAS . 2025. 17 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: Nos últimos anos, os hábitos alimentares têm mudado significativamente, com maior consumo de refeições fora de casa e alimentos ultraprocessados, enquanto diminui a presença de alimentos in natura e minimamente processados na dieta da população. Nesse contexto, os aplicativos de delivery de comida ganharam destaque, oferecendo praticidade e conveniência. No entanto, eles também contribuem para a popularização de alimentos menos saudáveis, ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares. A presença de estratégias de marketing dentro desses aplicativos contribui ainda mais para o aumento dos pedidos, e consequentemente, do consumo de ultraprocessados e fast-foods. Assim, o presente estudo teve como objetivo avaliar a publicidade de alimentos de um aplicativo de delivery de comidas na cidade de Lavras, com foco nas promoções, bem como, na classificação dos alimentos ofertados, para compreender os impactos dessas práticas nas escolhas alimentares dos consumidores. Tratou-se de um estudo transversal e descritivo, com recolha de dados realizada ao longo de seis dias, nos meses de outubro, novembro e dezembro, no período do almoço (1100 ?? 1300) e no jantar (1800 ??2000). Foram avaliados o número de estabelecimentos com promoções exibidas na página inicial do aplicativo e nos menus dos restaurantes, classificando os alimentos in natura, minimamente processados e ultraprocessados. Os resultados mostraram que a utilização de estratégia de marketing pelos estabelecimentos foi maior no período do jantar (322 estabelecimentos) em comparação ao período do almoço (209 estabelecimentos). Ao todo, foram contabilizados 531 alimentos em promoção, sendo 28 (n 151) de refeições tradicionais, que são as refeições cuja base é arroz e feijão, eou batata, eou massas eou carne 21 (n 112) de sorvetes e doces 26 (n 138) de sanduíches, cuja base é pão e ingredientes ultraprocessados 5 (n 23) de salgados 13 (n71) de pizzas e 7 (n36) de comidas orientais, tendo uma predominância expressiva de promoções específicas para alimentos ultraprocessados. Concluiu-se que os aplicativos de delivery de comida utilizam as estratégias de marketing para padrões alimentares inadequados, estimulando o consumo de ultraprocessados e fast-foods, enquanto não oferecem nenhuma promoção de alimentos in natura eou minimamente processados, reforçando a necessidade de regulamentação das práticas publicitárias e promoção da ação de educação alimentar para equilibrar as escolhas alimentares dos consumidores.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / nutricao/index.php?dados=20242202110795

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G023 - NUTRIÇÃO (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Breno Eduardo Parreira de Assis e Universidade Federal de Lavras

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