SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Nutrição

Título: Desenvolvimento de Conteúdo para Ferramenta de Ensino-Aprendizagem Utilizando Tecnologia de Informação pela Metodologia de Múltiplos Caminhos

Título alternativo: Content Development for a Learning Tool Using Information Technology and the Multiple Pathways Methodology

Autoria de: Ana Julia Pose Martins

Orientação de: Sandra Braganca Coelho

Presidente da banca: Sandra Bragança Coelho

Primeiro membro da banca: Marcella Lobato Dias Consoli

Segundo membro da banca: Nathalia Luiza Ferreira

Terceiro membro da banca: Melissa Guimarães Silveira Rezende

Palavras-chaves: Tecnologia Educacional, Ensino, Aprendizagem interativa, Avaliação Nutricional, Metodologia de múltiplos caminhos

Data da defesa: 17/12/2024

Semestre letivo da defesa: 2024-2

Data da versão final: 03/02/2025

Data da publicação: 03/02/2025

Referência: Martins, A. J. P. Desenvolvimento de Conteúdo para Ferramenta de Ensino-Aprendizagem Utilizando Tecnologia de Informação pela Metodologia de Múltiplos Caminhos. 2025. 16 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: Objetivo Desenvolver conteúdos para uma ferramenta educacional interativa baseada na metodologia de múltiplos caminhos e testar a sua eficácia na aprendizagem da disciplina Avaliação Nutricional I do curso de Nutrição da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Métodos No período de 01112023 até 10122024 foram elaborados materiais didáticos a partir de plataformas online, sendo estas vídeos, questões, jogos lúdicos, quizzes e esquemas, que foram disponibilizados no programa Atena, uma ferramenta que integra recursos educacionais de forma interativa. Para avaliar a eficácia da ferramenta, 66 alunos foram divididos em dois grupos um utilizou o programa e outro não. Ambos realizaram a mesma avaliação, permitindo a comparação de notas entre os grupos Resultados Foram confeccionadas um total de vinte e uma trilhas educacionais. A análise da eficácia das trilhas não indicou diferenças significativas nas notas entre os grupos, porém no subgrupo de alunos que cursaram os dois semestres, as notas após a utilização das trilhas foram significantemente mais altas. Comparando-se o percentual de alunos que atingiram média na disciplina, observou- se um aumento de 23 após a utilização das trilhas. Sugerindo que estas proporcionaram maior engajamento e participação ativa no processo de aprendizagem. Conclusão A aplicação de tecnologias educacionais, aliada à metodologia de múltiplos caminhos, mostrou-se eficaz para promover uma experiência de ensino mais dinâmica e participativa. Os resultados sugerem que o uso do programa Atena contribui para a autonomia dos estudantes, melhora no desempenho acadêmico e maior interesse na aprendizagem de conceitos e habilidades práticas e teóricas.

Abstract: Objective To develop content for an interactive educational tool based on the multiple path methodology and to test its effectiveness in learning the subject Nutritional Assessment I in the Nutrition course at the Federal University of Lavras (UFLA). Methods In the period of 01112023 until 10122024 teaching materials were developed using online platforms, including videos, questions, games, quizzes and diagrams, which were made available in the Atena program, a tool that integrates educational resources in an interactive way. To evaluate the effectiveness of the tool, 66 students were divided into two groups one used the program and the other did not. Both groups completed the same evaluation, allowing for a comparison of scores between the groups. Results A total of twenty- one educational trails were created. The analysis of the effectiveness of the trails did not indicate significant differences in the grades between the groups, but in the subgroup of students who attended both semesters, the grades after using the trails were significantly higher. Comparing the percentage of students who achieved an average in the subject, there was an increase of 23 after using the trails. This suggests that the trails provided greater engagement and active participation in the learning process. Conclusion The application of educational technologies, combined with the multiple path methodology, proved to be effective in promoting a more dynamic and participatory teaching experience. The results suggest that the Atena program enhances student protagonism, improves academic performance, and increases interest in learning practical skills and concepts.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / nutricao/index.php?dados=20242202020605

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G023 - NUTRIÇÃO (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Ana Julia Pose Martins e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo