Título: ALIMENTOS DO GRUPO DE PETISCOS E SNACKS O QUE MUDOU APÓS A ADOÇÃO DA NOVA ROTULAGEM NUTRICIONAL?
Título alternativo: Snacks and Appetizers What Changed After the New Nutritional Labeling?
Autoria de: Lara Torres Gusmão
Orientação de: Mariana Mirelle Pereira Natividade
Coorientação de: Nathalia Luiza Ferreira
Presidente da banca: Nathália Luíza Ferreira
Primeiro membro da banca: Fernanda Demoliner
Segundo membro da banca: Taís Ribeiro Fernandes
Palavras-chaves: Lanches, Alimentos ultraprocessados, Rotulagem de Alimentos, Legislação de alimentos, Embalagem
Data da defesa: 13/08/2024
Semestre letivo da defesa: 2024-1
Data da versão final: 27/08/2024
Data da publicação: 27/08/2024
Referência: Gusmão, L. T. ALIMENTOS DO GRUPO DE PETISCOS E SNACKS O QUE MUDOU APÓS A ADOÇÃO DA NOVA ROTULAGEM NUTRICIONAL?. 2024. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.
Resumo: Após significativas mudanças, em 2022, entrou em vigor a nova rotulagem nutricional dos alimentos no Brasil, que passou a incluir o símbolo de uma lupa com o intuito de torná-la mais clara e informativa acerca da presença de altos teores de sódio, gordura saturada e açúcar adicionado. Dentre os alimentos abrangidos pela nova regulamentação, destaca-se o grupo dos snacks e petiscos, por sua frequente baixa qualidade nutricional e composição desbalanceada. Diante disto, este estudo teve como objetivo comparar a qualidade nutricional de alimentos do grupo de snacks e petis comercializados antes e após as novas leis sobre rotulagem nutricional no Brasil, explorando as possíveis estratégias e mudanças adotadas pela indústria de alimentos. Por meio de consulta a plataformas online de supermercados, antes e depois da nova rotulagem entrar em vigor, foram coletadas as seguintes informações contidas na embalagem dos alimentos nome do produto tamanho da embalagem marca tabela nutricional lista de ingredientes porção presença de alegações nutricionais, funcionais e de saúde utilização de estratégias de marketing e presença das lupas de identificação de produtos com alta concentração de açúcar adicionado, sódio e gordura saturada. Os dados foram avaliados de forma descritiva, com apresentação de frequências absolutas e relativas para variáveis categóricas, bem como de medidas de tendência central (médiamediana) e de dispersão (desvio-padrãointervalo interquartílico), para variáveis numéricas, sendo aplicados os testes t de Student pareado, Wilcoxon e McNemar (p0,05). As análises foram realizadas no software JASP 0.18.3 (JASP Team, 2024). Ao todo, foram comparados 75 produtos entre as duas pesquisas. Nos parâmetros avaliados quanto à composição de alimentos, houve redução do conteúdo de substâncias alimentares (p0,028) e dos tipos de açúcares presentes (p0,031). Para os valores nutricionais por 100g, as diferenças significativas foram aumento do teor de carboidratos (p0,002), de açúcares (p0,001) e de gordura trans (p0,001) e redução de gorduras saturadas (p0,002), e de sódio (p0,001). Anteriormente, 40 produtos possuíam estratégias de marketing, e atualmente, 52 (p0,044), sendo que ????????promoção de naturalidade???????? passou a estar presente em 15 produtos (antes, em 2), e o uso de duas estratégias em um mesmo alimento passou de 13 para 22. Em relação à presença das lupas, dois produtos apresentaram identificação de ????????alto em açúcar adicionado????????, 18 de ????????alto em gordura saturada???????? e 14 ????????alto em sódio????????. Constatou-se, portanto, que houve mudanças significativas no grupo petiscos e snacks após a adoção da nova legislação da rotulagem nutricional, que se destacam pelo aumento do conteúdo de gordura trans, açúcar e carboidratos, e de estratégias de marketing, o que possivelmente ocorreu com o intuito de mascarar estes aumentos e diminuição de sódio, gordura saturada e substâncias alimentares.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G023 - NUTRIÇÃO (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Lara Torres Gusmão e Universidade Federal de Lavras
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