Título: QUALIDADENUTRICIONALEALEGAÇÕESPOSITIVASNÃO PREVISTASNALEGISLAÇÃOEMPRODUTOSLÁCTEOS ENRIQUECIDOSCOMPROTEÍNA
Autoria de: Joao Pedro de Souza
Orientação de: Mariana Mirelle Pereira Natividade
Coorientação de: Nathália Luíza Ferreira
Presidente da banca: Nathália Luíza Ferreira
Primeiro membro da banca: Cíntia Pereira Donateli
Segundo membro da banca: Sabrina Carvalho Bastos
Palavras-chaves: Dieta Rica em Proteínas, Produtos lácteos, Processamento de alimentos, Legislação de alimentos, Indústria Alimentícia
Data da defesa: 09/08/2024
Semestre letivo da defesa: 2024-1
Data da versão final: 27/08/2024
Data da publicação: 27/08/2024
Referência: Souza, J. P. d. QUALIDADENUTRICIONALEALEGAÇÕESPOSITIVASNÃO PREVISTASNALEGISLAÇÃOEMPRODUTOSLÁCTEOS ENRIQUECIDOSCOMPROTEÍNA. 2024. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.
Resumo: Nos últimos anos, os produtos lácteos enriquecidos com proteína vêm ganhando destaque no mercado devido à preocupação da população com uma alimentação adequada. Paralelamente a isso, a indústria de alimentos tem utilizado alegações positivas não previstas na legislação para esses produtos, como estratégia de marketing para promovê-los. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi avaliar a presença de alegações positivas não previstas na legislação e a qualidade nutricional de produtos lácteos industrializados enriquecidos com proteína encontrados nos supermercados brasileiros. Foram analisados 77 produtos e coletadas as seguintes informações contidas na embalagem dos produtos avaliados denominação de venda, marca do produto, tamanho da embalagem, sabor, lista de ingredientes, tabela nutricional, preço de comercialização, alegações positivas não previstas na legislação, utilização de lupas relativas à nova rotulagem frontal (como alto em açúcares adicionados, sódio e gordura saturada), alegações funcionais, se é transgênico eou orgânico e o principal ingrediente fonte de proteína, baseando-se nas recomendações das legislações vigentes. Para análise dos dados, foi utilizada planilha no Software Excel® específica para coleta e utilização dos dados, os quais foram analisados no Software SPSS 19.0 e apresentados por meio de tabelas. Dentre os alimentos analisados, houve predominância de produtos ultraprocessados (94,8), sendo 2,6 processados e 2,6 minimamente processados. O leite foi o produto com melhor custo por grama de proteína. Todos os produtos processados e ultraprocessados foram avaliados como não saudáveis pelo critério OPAS, com destaque para o teor excessivo de açúcar e presença de edulcorantes. Os produtos analisados apresentaram pelo menos duas alegações positivas não previstas na legislação, sendo que entre os ultraprocessados, quase metade possuía três ou mais. Diante dos resultados, conclui-se que a grande maioria dos alimentos lácteos enriquecidos com proteínas avaliados apresentava elevado grau de processamento industrial, foi considerada não saudável segundo o critério OPAS e possuía pelo menos duas alegações positivas não previstas na legislação. Assim, torna-se necessária a reflexão sobre a real necessidade e indicação do consumo destes produtos, tanto do ponto de vista do preço, quanto na perspectiva da alimentação adequada e saudável, tendo em vista seu perfil altamente ultraprocessado. Ademais, as alegações não previstas podem confundir o consumidor, conferindo a falsa percepção de saudabilidade do produto e de dispensabilidade quanto à procura de orientação de um nutricionista, levantando a necessidade de regulamentações por parte dos órgãos competentes, além de atuação crítica de profissionais da saúde para promover ações de educação alimentar e nutricional que auxiliem o indivíduo a tomar decisões autônomas e conscientes.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G023 - NUTRIÇÃO (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Joao Pedro de Souza e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo