SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Nutrição

Título: JANELA ALIMENTAR E COMPOSIÇÃO CORPORAL DE INDIVÍDUOS COM APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO E EXCESSO DE PESO

Autoria de: Rafaella Júlia Campos

Orientação de: Camila Maria de Melo

Coorientação de: Bianca Aparecida Sousa

Presidente da banca: Camila Maria de Melo

Primeiro membro da banca: Joao Paulo Lima de Oliveira

Segundo membro da banca: Bianca Aparecida Sousa

Terceiro membro da banca: Maria Luísa Almeida Ferreira

Palavras-chaves: apneia obstrutiva do sono, janela alimentar, composição corporal, crononutrição, qualidade de sono

Data da defesa: 13/08/2024

Semestre letivo da defesa: 2024-1

Data da versão final: 26/08/2024

Data da publicação: 26/08/2024

Referência: Campos, R. J. JANELA ALIMENTAR E COMPOSIÇÃO CORPORAL DE INDIVÍDUOS COM APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO E EXCESSO DE PESO. 2024. 17 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.

Resumo: A apneia obstrutiva do sono (AOS) envolve colapsos repetidos das vias aéreas superiores, resultando em fragmentação do sono e hipóxia, o que pode causar complicações metabólicas significativas. Estudos recentes destacam a relação entre AOS e fatores de estilo de vida, como excesso de peso e hábitos alimentares. Comer mais na última refeição e próximo ao horário de dormir pode prejudicar a qualidade do sono. O objetivo deste estudo foi investigar a janela alimentar de indivíduos com AOS e excesso de peso, correlacionando-a com parâmetros antropométricos e qualidade do sono. Trata-se de um estudo transversal realizado com 50 indivíduos diagnosticados com apneia obstrutiva do sono e excesso de peso do município de Lavras. O estudo foi aprovado pelo comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Lavras sob o parecer número 4.383.855. Os dados de consumo alimentar foram obtidos por meio de três inquéritos alimentares, permitindo o cálculo da janela alimentar, que corresponde ao período entre a primeira e a última refeição do dia. A qualidade do sono foi avaliada através do Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh (PSQI), e os componentes do questionário permitiram calcular o ponto médio de sono, além de fornecer outros dados relacionados ao sono. Também foram realizadas avaliações de antropometria e composição corporal. A amostra revelou uma mediana de janela alimentar de 12,5 horas, com um intervalo de confiança entre 12,4 e 13,1 horas. Não foram encontradas correlações significativas entre a janela alimentar e o Índice de Massa Corporal (IMC), a janela alimentar e a gordura corporal, ou entre o ponto médio de sono e o IMC. No entanto, observou-se que refeições tardias foram associadas a uma maior latência do sono (Rho 0,405 ?????? 0,004). Além disso, um maior intervalo entre a última refeição e o horário de dormir correlacionou-se positivamente com a massa magra dos participantes (Rho 0,422 ?????? 0,003). Pode-se concluir que indivíduos com Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) e excesso de peso possuem uma janela alimentar prolongada de cerca de 12h com refeições tardias, que pode estar associada a uma pior qualidade do sono. Estes resultados destacam a importância de considerar o horário das refeições e a busca por uma qualidade de sono melhor nesta população.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / nutricao/index.php?dados=20241202010865

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G023 - NUTRIÇÃO (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Rafaella Júlia Campos e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo