Título: CADERNETA DA CRIANÇA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE ESTUDO SOBRE USO E PREENCHIMENTO
Autoria de: Livia Silveira Souza
Orientação de: Maysa Helena de Aguiar Toloni
Coorientação de: Anna Carolina Nazareth e Sousa
Presidente da banca: Maysa Helena de Aguiar Toloni
Primeiro membro da banca: Anna Carolina Nazareth e Sousa
Segundo membro da banca: Lívia Costa de Oliveira
Terceiro membro da banca: Sandra Aparecida de Almeida
Palavras-chaves: Atenção Primária à Saúde, Proteção da Criança, Assistência Integral à Saúde, Crescimento e Desenvolvimento, Saúde da Criança
Data da defesa: 09/08/2024
Semestre letivo da defesa: 2024-1
Data da versão final: 14/08/2024
Data da publicação: 14/08/2024
Referência: Souza, L. S. CADERNETA DA CRIANÇA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE ESTUDO SOBRE USO E PREENCHIMENTO. 2024. 37 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.
Resumo: A Caderneta de Saúde da Criança (CSC) é o principal instrumento para o acompanhamento da saúde infantil e é um direito das crianças brasileiras recebê-la ainda na maternidade. Ela contém informações sobre o aleitamento materno, alimentação, saúde visual, auditiva e bucal, direitos sociais da criança, prevenção de acidentes, além de campos para registros de acompanhamento infantil e vacinação. A CSC é um documento bastante conhecido pelos profissionais de saúde e pelos cuidadores, apesar disso, estudos demonstram insuficiência dos registros na CSC. O objetivo do presente estudo foi avaliar a sua utilização na primeira infância no serviço de atenção básica do município de Lavras ?? MG. Para isso, foi estimada a frequência do uso da CSC pelos profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde (APS), identificando quais profissionais preenchem o documento e avaliando o conhecimento da CSC pelos cuidadores. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, na Atenção Primária à Saúde do município, totalizando 324 participantes. O banco de dados foi duplamente digitado e validado nos softwares Epi-info e Microsoft Excel. As análises descritivas foram feitas no Jamovi versão 2.3. Para análise estatística foi utilizado o Teste Exato de Fisher, neste mesmo software. Foram entrevistadas 311 famílias, totalizando 324 crianças e dessas, apenas uma não possuía a Caderneta. Encontramos que 94,8 dos responsáveis entrevistados pertence ao sexo feminino, e a maior parte se refere à mãe da criança (88,6). Quanto a escolaridade, 46 têm 12 anos ou mais de estudo, o que corresponde ao Ensino Médio. Além disso, 86,4 dos entrevistados conhecem a CSC, mas quando questionados se conheciam o conteúdo do documento, apenas 68,4 afirmaram a resposta. A maior parte conheceu o documento na maternidade (76,9), seguido pela Unidade Básica de Saúde (10). E 89,5 dos entrevistados afirmam que levam a ferramenta nas consultas. Na categorização dos profissionais quanto ao preenchimento da CSC, o pediatra foi a única categoria com percentual de respostas afirmativas (88,5). Todos os outros profissionais obtiveram percentual de respostas negativas. No Teste Exato de Fisher, apresentaram associação significativa entre as variáveis conhecimento da CSC e parentesco, estado civil, etnia da mãeresponsável e escolaridade. Conclui-se que é fundamental estimular a família a realizar o acompanhamento da saúde da criança por meio da caderneta, fazendo-se necessário investir em capacitação dos profissionais de saúde quanto ao manejo da CSC.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G023 - NUTRIÇÃO (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Livia Silveira Souza e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo