Título: ESTADO NUTRICIONAL DE CORREDORES DE RUA DE LAVRAS, MG
Autoria de: Tulio de Lima Navarro
Orientação de: Juciane de Abreu Ribeiro Pereira
Coorientação de: Amanda Esther Leite
Presidente da banca: Juciane de Abreu Ribeiro Pereira
Primeiro membro da banca: Amanda Esther Leite
Segundo membro da banca: Elizandra Milagre Couto
Terceiro membro da banca: Mariela Abreu
Palavras-chaves: Corrida de rua, Nutrição no Esporte, Avaliação Antropométrica, Composição Corporal, Ingestão Alimentar.
Data da defesa: 14/08/2024
Semestre letivo da defesa: 2024-1
Data da versão final: 27/08/2024
Data da publicação: 27/08/2024
Referência: Navarro, T. d. L. ESTADO NUTRICIONAL DE CORREDORES DE RUA DE LAVRAS, MG. 2024. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.
Resumo: A prática regular de exercícios físicos e a adoção de hábitos alimentares adequados são fundamentais para a manutenção da saúde e prevenção de doenças crônicas. A corrida de rua, pela sua praticidade e baixo custo, tem atraído muitos adeptos, sendo uma alternativa eficiente para combater o sedentarismo e promover a saúde. No entanto, mesmo atletas amadores enfrentam desafios relacionados à nutrição e composição corporal que podem impactar seu desempenho e saúde. Este estudo teve como objetivo avaliar o estado nutricional, antropométrico e de composição corporal de corredores de rua da cidade de Lavras, MG. Participaram do estudo 15 corredores adultos, com idades variando entre 18 e 54 anos, que foram submetidos a avaliações antropométricas e de composição corporal utilizando bioimpedância elétrica. Além disso, foi realizado um levantamento do consumo alimentar por meio de registros alimentares. Os resultados mostraram que o Índice de Massa Corporal (IMC) médio geral dos participantes e dos homens estava dentro da faixa de eutrofia, entretanto, as mulheres tiveram uma média dentro da faixa de sobrepeso. E na avaliação individual, observou-se uma parcela importante de sobrepeso. O percentual médio de gordura corporal foi significativamente maior nas mulheres (33,66) em comparação aos homens (16,65), confirmado pela avaliação individual com maior frequência de inadequação. A análise do consumo alimentar revelou que, a ingestão de fibras, carboidratos e proteínas estava abaixo das recomendações para uma parte significativa dos participantes. Em relação aos micronutrientes, o consumo de cálcio e vitamina A foi insuficiente para uma grande parcela dos participantes, em ambos os sexos, com implicações potenciais para a saúde óssea e imunológica. Os resultados indicam que, embora os corredores de rua, em boa parte, apresentem um IMC e percentual de gordura corporal dentro das faixas adequadas, existem deficiências nutricionais que podem comprometer a performance e a saúde em longo prazo. A adequação da dieta, com atenção especial ao consumo de 1 cálcio, vitamina A e a ingestão adequada de macronutrientes, é essencial para otimizar o desempenho e garantir a saúde dos corredores.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G023 - NUTRIÇÃO (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Tulio de Lima Navarro e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo