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Título: BULLYING, IMAGEM CORPORAL E COMPORTAMENTOS EXTREMOS PARA CONTROLE DE PESO ENTRE ADOLESCENTES BRASILEIROS PESQUISA NACIONAL DE SAÚDE DO ESCOLAR 2019

Autoria de: Kathleen Miranda Cunha de Oliveira

Orientação de: Carolina Martins dos Santos Chagas

Coorientação de: Nathalia Luiza Ferreira

Presidente da banca: Carolina Martins dos Santos Chagas

Primeiro membro da banca: Nathália Luíza Ferreira

Segundo membro da banca: Camila Maria Melo

Terceiro membro da banca: Anabele Pires Santos

Quarto membro da banca: Pamela Ione Alves Monteiro

Palavras-chaves: Nutrição do adolescente, Relações interpessoais, Preconceito de peso, Bullying, Imagem corporal

Data da defesa: 30/11/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 18/12/2023

Data da publicação: 18/12/2023

Referência: Oliveira, K. M. C. d. BULLYING, IMAGEM CORPORAL E COMPORTAMENTOS EXTREMOS PARA CONTROLE DE PESO ENTRE ADOLESCENTES BRASILEIROS PESQUISA NACIONAL DE SAÚDE DO ESCOLAR 2019. 2023. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Introdução A adolescência é um período central na construção da identidade por meio das relações sociais. Neste contexto, têm sido frequentes situações de bullying, podendo gerar inúmeras repercussões na saúde física e mental, inclusive na percepção da imagem corporal e na adoção de atitudes extremas em relação ao corpo. Objetivo Analisar a prevalência de bullying e sua associação com fatores sociodemográficos, imagem corporal, comportamentos extremos em relação ao peso corporal e indicadores de saúde mental entre adolescentes brasileiros. Métodos Dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2019 foram utilizados como base deste estudo transversal. Dados foram coletados a partir de questionário autoaplicado e digital, durante o período escolar. Foram analisados dados de estudantes com 13 a 17 anos, incluindo dados sociodemográficos, sobre imagem corporal, saúde mental, situações em casa e na escola e segurança, bem como a relação destes com o bullying. O software SPSS 22.0 foi utilizado para a análise de dados, com apresentação de frequências absolutas e relativas, intervalos de confiança de 95 (IC95) e teste Qui-Quadrado (p0,05), considerando o desenho amostral complexo. Resultados Dados de 125.123 estudantes foram analisados, dentre os quais 50,7 eram do sexo feminino. Ter sofrido bullying no mês anterior foi mais frequente entre as meninas e entre os adolescentes de 13 a 15 anos, se associando também à maior prevalência de insatisfação corporal, atitudes e práticas extremas para controle de peso, não ter amigos, sentimento de tristeza e de que a vida não vale a pena ser vivida, brigas e agressões físicas, faltar às aulas, ser ignorado pelos colegas, ser alvo de cyberbullying e praticar bullying (p0,001). Conclusão A prevalência de bullying foi alarmante, sobretudo entre as meninas e os adolescentes mais novos. Esta prática esteve associada a inúmeros aspectos, como insatisfação com imagem corporal, tentativas de mudança e práticas extremas para controle do peso, sentimentos de tristeza e desesperança, isolamento dos colegas, brigas, agressões e prática de bullying. Diante deste quadro, torna-se crucial o fomento de abordagens intersetoriais preventivas e educativas, e que envolvam equipes multiprofissionais, de maneira a abarcar a complexidade envolvida e se alcançar maior efetividade nas intervenções.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / nutricao/index.php?dados=20232202010507

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G023 - NUTRIÇÃO (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Kathleen Miranda Cunha de Oliveira e Universidade Federal de Lavras

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