SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Nutrição

Título: Cuidado Responsivo na Primeira Infância estudo com crianças de um município no sul de Minas Gerais

Autoria de: Ariela dos Santos Ferreira da Silva

Orientação de: Maysa Helena de Aguiar Toloni

Coorientação de: Ange-Bleuette Pascal Jean

Presidente da banca: Maysa Helena de Aguiar Toloni

Primeiro membro da banca: Ange-Bleuette Pascal Jean

Segundo membro da banca: Camila Maciente Souza

Terceiro membro da banca: Ana Luíza Ferreira de Castro

Palavras-chaves: Desenvolvimento Infantil, Aprendizagem, Poder Familiar, Questionário, Saúde da Criança

Data da defesa: 13/07/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 31/07/2023

Data da publicação: 31/07/2023

Referência: Silva, A. d. S. F. d. Cuidado Responsivo na Primeira Infância estudo com crianças de um município no sul de Minas Gerais. 2023. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Sabe-se que para a população infantil desenvolver-se de forma adequada, é imprescindível que sejam oferecidas condições promotoras para a sua evolução física e psicossocial. A depender do alicerce educativo que recebem de seus responsáveis, fatores como aprendizagem, produtividade, desempenho na vida adulta, socialização e saúde serão moldados conforme os anos seguintes, e a longo prazo esses aspectos impactam diretamente no desenvolvimento do mundo inteiro. Assim sendo, no mês de maio de 2018 a Organização Mundial da Saúde (OMS), Unicef, Banco Mundial e demais parceiros estabeleceram o Nurturing Care Framework (NCF), onde uma criança para alcançar seu pleno potencial requer cinco tipos de domínios em seu cotidiano boa saúde, nutrição adequada, oportunidades de aprendizagem, segurançaproteção e cuidados responsivos. Dado a importância do cuidado responsivo na Primeira Infância, o objetivo do presente estudo é de descrever o cuidado responsivo oferecido pelos cuidadores sobre crianças de 0 a 3 anos no município de LavrasMG, a partir de respostas obtidas do formulário do Projeto mais amplo intitulado ????Caderneta de Saúde da Criança implicações sobre a segurança alimentar e nutricional na primeira infância????. A pesquisa é do tipo transversal com abordagem quantitativa, e utilizou como fonte principal de dados as respostas obtidas sobre as questões correspondentes ao Questionário de Avaliação do Desenvolvimento Infantil ???? PIPAS (QAD-PIPAS), inclusas no formulário do Projeto. Todas as informações coletadas foram transformadas em um banco de dados no programa Excel, cujo foi exportado para análise no software SPSS. As famílias demonstraram níveis de interações adequados nas diferentes atividades executadas junto às crianças, como cantar músicas, passear, jogarbrincar e desenhar, excetuando pela leitura e quantidade de livros, cujos apresentaram porcentagens insatisfatórias. Além disso, o tempo de tela a smartphones, TVs e tablets aparenta ser alto, bem como foi observada a significância dada a práticas punitivas ameaçadoras para correção de comportamentos. A pesquisa levantou um panorama acerca do cuidado responsivo de Lavras, se fazendo essencial a criação e reformulação de estratégias governamentais para valorizar o efeito do cuidado responsivo para o desenvolvimento infantil, além da estimulação da temática na Atenção Primária à Saúde (APS).

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / nutricao/index.php?dados=20231201921112

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G023 - NUTRIÇÃO (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Ariela dos Santos Ferreira da Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo