Título: Atuação de Nutricionistas na Terapia Nutricional Enteral em Hospitais de Minas Gerais
Autoria de: Thaila Raiane Santiago Finamor
Orientação de: Ivina Catarina de Oliveira Guimaraes
Coorientação de: Danielle Aparecida Caetano Rodrigues
Presidente da banca: Ívina Catarina de Oliveira Guimarães
Primeiro membro da banca: Danielle Aparecida Caetano Rodrigues
Segundo membro da banca: Lívia Garcia Ferreira
Terceiro membro da banca: Lívia Costa de Oliveira
Palavras-chaves: Nutrição Enteral, Serviço Hospitalar de Nutrição, Alimentos Formulados, Nutrição Clínica, Receitas Dietéticas
Data da defesa: 14/07/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-1
Data da versão final: 31/07/2023
Data da publicação: 31/07/2023
Referência: Finamor, T. R. S. Atuação de Nutricionistas na Terapia Nutricional Enteral em Hospitais de Minas Gerais. 2023. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: Introdução A Terapia Nutricional Enteral (TNE) é essencial no setor hospitalar, auxilia na recuperação e estabilidade do estado nutricional de indivíduos internados. No entanto, é possível identificar inadequações na TNE que afetam a eficiência de sua aplicabilidade. O presente estudo objetivou adquirir maior conhecimento da realidade da TNE, dentro dos hospitais de Minas Gerais, sob o olhar do nutricionista. Métodos A pesquisa constituiu uma abordagem observacional, transversal que abrangeu nutricionistas que atuavam em 24 hospitais, desses 11 públicos, 8 filantrópicos e 4 privados, com 100 leitos ou mais leitos, das cinco mesorregiões de Minas Gerais - Central, Norte, Triângulo MineiroAlto da Paranaíba, Rio Doce e Zona da Mata. Os profissionais que participaram responderam um questionário via Google Forms® acerca da atuação de nutricionistas na TNE em hospitais. Resultados Dos participantes (n24) eram do sexo feminino (100,0), 41,7 (n10) com idade entre 31 e 40 anos. Relativo à composição da Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional (EMTN), 100 (n24) mencionaram fazer parte enfermeiros, médicos e nutricionistas. Do total, 66,6 (n16) disseram que a infusão contínua é o método de administração mais fisiológica, 50,0 (n12) abordaram a ocorrência de sobras da dieta devido à intercorrências. Quanto importância da adequação da dieta enteral 100,0 (n24) disseram ser importante na desnutrição. A melhor comunicação entre equipe e setores, foi mencionada como alternativa para melhorar o serviço da TNE, entre 79,1 (n19). Em suma, 54,1 (n13) disseram que a instituição não oferece educação continuada sobre a TNE. Conclusão Há adequação quanto a prescrição nutricional individualizada e do encaminhamento do paciente após a alta ao nutricionista. No entanto, inconformidades foram constatadas acerca das sobras de dietas enterais, interrupções frequentes da infusão da TNE, e ausência de capacitação continuada aos profissionais que integram a EMTN.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G023 - NUTRIÇÃO (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Thaila Raiane Santiago Finamor e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo