SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Nutrição

Título: PRÁTICAS DE COZINHAR ENTRE MULHERES PARTICIPANTES DE UM CONCURSO DE CULINÁRIA.

Autoria de: Pávila Maria Resende Santos

Orientação de: Mariana Mirelle Pereira Natividade

Coorientação de: Nathália Luíza Ferreira

Presidente da banca: Mariana Mirelle Pereira Natividade

Primeiro membro da banca: Nathália Luíza Ferreira

Segundo membro da banca: Nathália de Fátima Joaquim

Terceiro membro da banca: Juliana Rocha Penoni

Palavras-chaves: Culinária, espaço social alimentar, alimentação regional, consumo alimentar, cultura alimentar

Data da defesa: 27/02/2023

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 15/03/2023

Data da publicação: 15/03/2023

Referência: Santos, P. M. R. PRÁTICAS DE COZINHAR ENTRE MULHERES PARTICIPANTES DE UM CONCURSO DE CULINÁRIA.. 2023. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Com as mudanças no estilo de vida em curso na sociedade atual, incluindo a alimentação, vem ocorrendo a gradativa perda das habilidades culinárias, sendo que muitas vezes os indivíduos desconhecem como se prepara o alimento e a origem dos ingredientes. O distanciamento das práticas relacionadas ao preparo dos alimentos pode acarretar o enfraquecimento das tradições alimentares, as quais são essenciais para assegurar a cultura alimentar de um povo, visto que o ato de cozinhar é uma prática social que desperta sentidos e significados. Assim, seu resgate e sua perpetuação são de grande importância. Diante disso, o presente trabalho buscou compreender os sentidos e os significados da prática de cozinhar entre mulheres participantes de um concurso de culinária. O estudo foi realizado com 20 mulheres com idade entre 18 e 80 anos, domiciliadas na área rural do município de Resende Costa-MG, e participantes de um concurso de pratos típicos promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER-MG). Empregou-se um roteiro de entrevistas semiestruturado com questões elaboradas com base no Guia Alimentar para a População Brasileira e no Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas. As entrevistas foram realizadas presencialmente ou por vídeo chamada online. A pesquisa qualitativa foi realizada por método de Análise de Conteúdo foi utilizado com vistas a explorar as percepções das mulheres quanto ao ato de cozinhar, definindo-se as seguintes categorias sentido de cozinhar, prática cotidiana do cozinhar, reflexões sobre o plantar, história da receita apresentada no concurso. Notou-se que os significados de cozinhar para as mulheres estão associados a sentimentos positivos como o amor e afeto, visto que todas cozinhavam para sua família. A comida também despertou memórias de pessoas e momentos especiais, o que foi reiterado pela escolha da receita reproduzida no festival de culinária. Ainda se notou que as mulheres são as principais responsáveis pelos afazeres domésticos, inclusive pelo ato de cozinhar, havendo pouca participação masculina, tanto nas origens dos saberes culinários como nos afazeres domésticos. Ainda que essa diferença não pareça justa, não gera inconformação nas entrevistadas. Visto que todas possuem o contato diário com o plantio e a colheita dos alimentos, o que influencia nas escolhas para o preparo do prato, a partir disso, observa-se que elas priorizam preparar os alimentos por elas cultivados. Assim conclui-se que os sentidos e significados da prática de cozinhar para as mulheres está associado a sentimentos positivos de afeto, cuidado e com as tradições familiares, o que influenciou diretamente a escolha da receita apresentada no concurso. Apesar do ato de cozinhar não ser uma responsabilidade frequentemente compartilhada com os demais membros da família, esse não é um ponto de descontentamento para as mulheres.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / nutricao/index.php?dados=20222201910661

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G023 - NUTRIÇÃO (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Pávila Maria Resende Santos e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo