Título: Insegurança alimentar e acesso irregular à água potável um panorama da realidade brasileira
Autoria de: Hemily Lopes Menezes Silverio
Orientação de: Nathalia Luiza Ferreira
Coorientação de: Profª Msc. Melissa Luciana de Araújo
Presidente da banca: Nathália Luíza Ferreira
Primeiro membro da banca: Melissa Luciana de Araújo
Segundo membro da banca: Melissa Guimarães Silveira Rezende
Terceiro membro da banca: Anabele Pires Santos
Palavras-chaves: Insegurança alimentar, Água potável, Direito Humano à Alimentação Adequada, Violações dos Direitos Humanos, COVID-19
Data da defesa: 28/02/2023
Semestre letivo da defesa: 2022-2
Data da versão final: 15/03/2023
Data da publicação: 15/03/2023
Referência: Silverio, H. L. M. Insegurança alimentar e acesso irregular à água potável um panorama da realidade brasileira . 2023. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: Introdução A insegurança alimentar (IA) envolve a falta de acesso regular e permanente a alimentos em quantidade suficiente. Dentre os múltiplos fatores que contribuem para esse quadro, destaca-se a escassez de água potável. IA e o acesso à água potável resultam de um conjunto de determinantes sociais, econômicos, políticos e geográficos, sendo sua avaliação complexa e desafiadora, sobretudo durante a pandemia de COVID-19. Objetivo Avaliar a associação entre IA e acesso irregular à água potável no Brasil, e sua relação com características sociodemográficas e econômicas durante o primeiro ano da pandemia de COVID-19. Métodos Estudo transversal, utilizando dados secundários advindos do I Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no contexto da pandemia da Covid-19 no Brasil (I VIGISAN), abarcando áreas rurais e urbanas. A coleta domiciliar de dados ocorreu em dezembro2020, em 128 municípios. A Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA) com oito perguntas foi utilizada para avaliação da IA. O acesso à água potável foi classificado em diário e não diário. Dados sociodemográficos e econômicos relativos ao morador de referência e ao domicílio também foram avaliados. Foram realizadas análises descritivas, sendo estimadas as prevalências isoladas de IA e do acesso não diário à água potável, assim como de sua concomitância. O teste Qui-Quadrado foi adotado para analisar os fatores associados à IA e à sua coexistência com o acesso não diário à água potável (p0,05). Resultados Cerca de 16 da população estava em situação concomitante de IA e acesso não diárioirregular à água potável, sendo as regiões Nordeste e Norte as mais afetadas. Essa coexistência alcançou maiores prevalências entre mulheres (p0,031), residentes em áreas rurais (p0,047), aqueles que declararam corraça pretapardaoutras (p0,006), com menor renda familiar (p0,001) e que trabalhavam como agricultores familiaresprodutores rurais (p0,001), assim como entre domicílios em que algum morador relatou perda de emprego (p0,001), redução da renda familiar (p0,001), cortes de gastos essenciais (p0,001), recebimento de Bolsa Família (p0,001) e ausência de acesso ao Auxílio Emergencial (p0,001). Conclusão A prevalência da coexistência de IA e de acesso irregular à água potável no Brasil foi preocupante, com destaque para predominância nas macrorregiões Nordeste e Norte, nas áreas rurais, nos lares com menor rendimento mensal, em que havia beneficiários do Bolsa Família e que relataram impactos econômicos decorrentes da pandemia.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G023 - NUTRIÇÃO (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Hemily Lopes Menezes Silverio e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo