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Título: PUBLICAÇÕES SOBRE SAÚDE, ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO MATERNO INFANTIL VEICULADAS NO INSTAGRAM® NO BRASIL

Título alternativo: PUBLICATIONS ON MATERNAL HEALTH, FOOD AND NUTRITION CHILDREN POSTED ON INSTAGRAM® IN BRAZIL

Autoria de: Roberta Zopellaro Oliveira

Orientação de: Nathalia Luiza Ferreira

Coorientação de: Lahis Cristina Morais de Moura

Presidente da banca: Nathália Luíza Ferreira

Primeiro membro da banca: Melissa Guimarães Silveira Rezende

Segundo membro da banca: Mônica Cambraia Barbosa

Palavras-chaves: Saúde Materno-Infantil, Nutrição do Lactente, Nutrição Materna, Redes Sociais Online, Mídias Sociais.

Data da defesa: 02/09/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 15/09/2022

Data da publicação: 15/09/2022

Referência: Oliveira, R. Z. PUBLICAÇÕES SOBRE SAÚDE, ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO MATERNO INFANTIL VEICULADAS NO INSTAGRAM® NO BRASIL. 2022. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: Introdução As mídias sociais são ferramentas que permitem o compartilhamento de acontecimentos cotidianos e conteúdos, podendo atuar como fontes positivas ou negativas de informações relativas à saúde, alimentação e nutrição, inclusive no contexto do público materno infantil. Objetivo Realizar o levantamento das publicações relacionadas à saúde, alimentação e nutrição materno infantil veiculadas nos perfis de maior alcance no Instagram® no Brasil. Métodos Estudo descritivo desenvolvido a partir do levantamento e da análise de postagens veiculadas no Instagram®. A plataforma HyperAuditor foi utilizada para selecionar os 100 perfis de influencers com maior engajamento no Brasil em dezembro2021. Foram analisados somente perfis de influencers individuais e as publicações realizadas entre 0101 e 31122021. Após análise, foram identificadas as postagens que continham conteúdos relacionados à saúde, alimentação e nutrição materno infantil, as quais foram agrupadas em 13 categorias segundo as temáticas abordadas. Os dados foram duplamente coletados e tabulados, e sua análise descritiva foi realizada no software SPSS (versão 15.0). Resultados Foram incluídos na análise 64 perfis de influencers individuais, sendo a maioria profissional de saúde (79,7). Foram analisadas 44.479 publicações, das quais 256 (0,6) estavam relacionadas à saúde, alimentação e nutrição materno infantil, estando presentes em 29,7 (n19) dos perfis investigados. O formato de texto foi o predominante (82,0). As temáticas abordadas com maior frequência foram ??parto?? (18,4) e ??cuidados na gestação?? (11,7). Comparando a frequência de temas entre influencers da área da saúde e aqueles que não atuavam na área, constatou-se que dentre os primeiros o mais abordado foi parto (19,7) e dentre os últimos destacou-se a amamentação (21,7). Ao avaliar os temas dentre as categorias de profissionais de saúde, observou-se que amamentação foi a temática mais abordada entre nutricionistas (41,7), parto entre os ginecologistasobstetraspediatras (27,0), ??suplementação?? entre médicos de outras especialidades (34,6), e maternidade entre os demais profissionais de saúde (40,0). Conclusão As publicações relacionadas à saúde, alimentação e nutrição materno infantil estavam presentes em cerca de 15 dos perfis analisados. Houve significativa variação das temáticas conforme a ocupação profissional do influencer. Os resultados refletem o atual cenário, em que a saúde tem sido cada vez mais abordada nos meios digitais, principalmente pelos profissionais da área. Os dados gerados podem contribuir para uma melhor compreensão sobre o uso das mídias sociais para veiculação de conteúdos sobre saúde nessa fase da vida, além de abrirem caminhos para que novas pesquisas sejam desenvolvidas.

Abstract: Introduction Social media are tools that allow the sharing of daily events and content and can act as positive or negative sources of information related to health, food and nutrition, including in the context of the maternal and child public. Objective To carry out a survey of publications related to maternal and child health, food and nutrition published on the most far-reaching profiles on Instagram® in Brazil. Methods Descriptive study developed from the survey and analysis of posts published on Instagram®. HyperAuditor platform was used to select the 100 influencers profiles with the highest engagement in Brazil in December2021. Only profiles of individual influencers and publications made between 0101 and 12312021 were analyzed. After analysis, posts with content related to maternal and child health, food and nutrition were identified, which were grouped into 13 categories according to the themes addressed. Data were doubly collected and tabulated, and their descriptive analysis was performed using SPSS software (version 15.0). Results 64 profiles of individual influencers were included in the analysis, the majority being health professionals (79.7). A total of 44,479 publications were analyzed, of which 256 (0.6) were related to maternal and child health, food and nutrition, being present in 29.7 (n19) of the investigated profiles. The text format was predominant (82.0). The topics most frequently addressed were ??childbirth?? (18.4) and ??pregnancy care?? (11.7). Themes frequency between healthcare influencers and those who did not work in the health area were different. Among the former, the most discussed theme was childbirth (19.7) and among the latter, breastfeeding stood out (21.7). When the themes were evaluating among healthcare professional categories, it was observed that breastfeeding was the most discussed topic among nutritionists (41.7), childbirth among gynecologists obstetricians pediatricians (27.0), ??supplementation?? among other specialties physicians (34.6), and ??maternity?? among other healthcare professionals (40.0). Conclusion Publications related to maternal and child health, food and nutrition were present in about 15 of the analyzed profiles. There was a significant variation in the themes according to the influencers professional occupation. The results reflect the current scenario, in which health has been increasingly addressed in digital media, especially by professionals in the area. The data generated can contribute to a better understanding about the use of social media to broadcast health content at this stage of life, in addition to opening paths for new research to be developed.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / nutricao/index.php?dados=20221201821357

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G023 - NUTRIÇÃO (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Roberta Zopellaro Oliveira e Universidade Federal de Lavras

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