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Título: ANÁLISE DAS ADEQUAÇÕES DOS CARDÁPIOS DO PNAE DE LAVRAS- MG, SEGUNDO AS RESOLUÇÕES DE 2020

Título alternativo: ANALYSIS OF THE ADEQUACY OF THE MENUS OF THE PNAE DE LAVRAS-MG, ACCORDING TO THE 2020 RESOLUTIONS

Autoria de: Vitoria Zoccolaro de Laurentiz

Orientação de: Carolina Valeriano de Carvalho

Presidente da banca: Carolina Valeriano de Carvalho

Primeiro membro da banca: Elizandra Milagre Couto

Segundo membro da banca: Renata Oliveira Messina Costa

Palavras-chaves: alimentação, escolar, análise, qualitativa, composição

Data da defesa: 02/09/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 08/09/2022

Data da publicação: 08/09/2024

Referência: Laurentiz, V. Z. d. ANÁLISE DAS ADEQUAÇÕES DOS CARDÁPIOS DO PNAE DE LAVRAS- MG, SEGUNDO AS RESOLUÇÕES DE 2020. 2022. 37 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: De acordo com a LEI Nº 11.947, DE 16 DE JUNHO DE 2009, o ambiente escolar possui grande influência sobre a construção de hábitos dos indivíduos, desde os de caráter até os alimentares. Além disso, uma alimentação de qualidade possui como consequência uma melhora no rendimento escolar. O presente trabalho tem como objetivo avaliar qualitativamente os cardápios planejados para as escolas do município de Lavras (MG), atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, a fim de monitorar a presença e a frequência dos grupos alimentares fornecidos. Para avaliar a adequação nutricional dos cardápios, foram observadas as preparações servidas nas escolas durante cinco dias consecutivos, por cinco semanas, durante o mês de março de 2022, com objetivo de coletar os percentuais de energia (caloria), macronutrientes (carboidrato, proteína e lipídio) e micronutrientes (Vitamina A, vitamina C, cálcio, ferro) por meio da composição de cada refeição. Será utilizado a Resolução Nº 06, DE 08 DE MAIO DE 2020 e Resolução Nº 20, DE 2 DE DEZEMBRO DE 2020 para avaliar as adequações da merenda escolar segundo as recomendações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Abstract: According to Law nº 11,947, of June 16, 2009, the school environment has great influence on the construction of habits of individuals, from character to food. In addition, a quality diet has as a consequence an improvement in school performance. The present work aims to qualitatively evaluate the menus planned for schools in the city of Lavras (MG), served by the National School Feeding Program - PNAE, in order to monitor the presence and frequency of food groups provided. To evaluate the nutritional adequacy of the menus, the preparations served at schools were observed for five consecutive days, for five weeks, during the month of March 2022, in order to collect the percentages of energy (calorie), macronutrients (carbohydrate, protein and lipid) and micronutrients (Vitamin A, vitamin C, calcium, iron) through the composition of each meal. It will be used Resolution nº. 06, OF MAY 08, 2020 and Resolution nº 20, OF DECEMBER 2, 2020 to evaluate the adequacies of school meals according to the recommendations of the National School Feeding Program (PNAE).

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / nutricao/index.php?dados=20221201821062

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G023 - NUTRIÇÃO (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Vitoria Zoccolaro de Laurentiz e Universidade Federal de Lavras

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