Título: ESTUDO INTUITIVO AVALIANDO RESTO INGESTÃO E ANÁLISE QUALITATIVA DA PREPARAÇÃO DOS CARDÁPIOS DE DUAS UAN NO ESTADO DE MINAS GERAIS.
Autoria de: Luis Eduardo Queiroz de Sa
Orientação de: Carolina Valeriano de Carvalho
Presidente da banca: Carolina Valeriano de Carvalho
Primeiro membro da banca: Ivina Catarina de Oliveira Guimaraes
Segundo membro da banca: Irina Sidoine Sossou
Palavras-chaves: AQPC, UAN, Desperdício, refeições, alimentos
Data da defesa: 05/09/2022
Semestre letivo da defesa: 2022-1
Data da versão final: 13/09/2022
Data da publicação: 13/09/2022
Referência: Sa, L. E. Q. d. ESTUDO INTUITIVO AVALIANDO RESTO INGESTÃO E ANÁLISE QUALITATIVA DA PREPARAÇÃO DOS CARDÁPIOS DE DUAS UAN NO ESTADO DE MINAS GERAIS.. 2022. 22 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: Sabe-se que por conta do crescimento populacional e, consequentemente, com o crescimento da urbe, as pessoas passaram a produzir uma quantidade maior de resíduos alimentares, pois deu-se início a uma maior demanda por alimentos. Sabe-se, que por conta da distância entre as casas e os locais de trabalho, muitas pessoas fazem algumas refeições dentro do local de trabalho, chamado de Unidade de Alimentação e Nutrição, que possui o acompanhamento e desenvolvimento de um cardápio por um profissional nutricionista. Objetivo Buscou-se analisar o desperdício de alimentos entre duas Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) do estado de Minas Gerais e apresentar os motivos que pudessem ter relação com o nível de perda apresentado. Material e Métodos Trata-se de um estudo descritivo de corte transversal. O presente trabalho conta com a avaliação do Resto-Ingestão e Análise Qualitativa das Preparações do Cardápio (AQPC) de duas UAN, Vida Veg e Alimentação Vida, localizadas no estado de Minas Gerais, sendo elas vegana e onívora, respectivamente. Os dados, de ambas, foram coletados em um intervalo de 3 semanas, sendo que na UAN Vida Veg a coleta ocorreu de forma presencial, enquanto os dados da UAN Alimentação Vida foram coletados de forma remota, por meio do contato com a nutricionista responsável. Resultados No que diz respeito à Análise Qualitativa da Preparação dos Cardápios, observou-se que a UAN Vida Veg obteve resultados satisfatórios por conta da ocorrência de 100 de frutas e folhosos e 0 de ocorrência de doces, conservas e carne gordurosa. Já os resultados da UAN Alimentação Vida, mostraram apenas 6 de ocorrência de frutas, mas os folhosos estavam presentes em todos os dias. Além disso, houve uma ocorrência considerável de carnes gordurosas, conservas e alimentos ricos em enxofre. Também foi observado que uma taxa de desperdício insatisfatória pode estar relacionada com a distribuição de marmitex, quando comparada com o uso do balcão de distribuição, que apresenta uma taxa de desperdício satisfatória. A questão do desperdício também pode estar relacionada com a preferência de alimentos pelos comensais, que leva em conta as cores e a preparação dos alimentos. Conclusão Após a coleta os dados foram comparados, sendo que foi observada uma discrepância entre eles, que apresentaram uma diferença entre si, em relação à aparição de determinados alimentos entre as duas Unidades de Alimentação e Nutrição. É possível perceber que os motivos relacionados ao desperdício de alimentos podem estar ligados com as técnicas de preparação dos alimentos, monotonia de cores e preferência de alguns alimentos com relação a outros pelos comensais.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G023 - NUTRIÇÃO (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Luis Eduardo Queiroz de Sa e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo