Título: RELAÇÕES ENTRE CICLO SONO-VIGÍLIA, HÁBITOS ALIMENTARES E NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DE INDIVÍDUOS ADULTOS DE LAVRAS - MG UM ESTUDO PILOTO
Autoria de: Maria Luisa Almeida Ferreira
Orientação de: Camila Maria de Melo
Presidente da banca: Camila Maria de Melo
Primeiro membro da banca: Sara Quaglia de Campos Giampá
Segundo membro da banca: Tamyres Andréa Chagas Valim
Terceiro membro da banca: Fernanda Nascimento Hermes
Palavras-chaves: Actigrafia, Alimentação, Composição corporal, Exercício físico, Sono.
Data da defesa: 02/09/2022
Semestre letivo da defesa: 2022-1
Data da versão final: 15/09/2022
Data da publicação: 15/09/2022
Referência: Ferreira, M. L. A. RELAÇÕES ENTRE CICLO SONO-VIGÍLIA, HÁBITOS ALIMENTARES E NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DE INDIVÍDUOS ADULTOS DE LAVRAS - MG UM ESTUDO PILOTO. 2022. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: Uma boa qualidade do sono é necessária para manutenção da saúde e do bem estar geral. A boa qualidade do sono engloba uma duração e eficiência do sono adequadas, menor número de despertares e baixa latência do sono. Entretanto, diversos fatores podem influenciar no alcance dessa qualidade, a impossibilidade de dormir o que se deseja, o estilo de vida, incluindo a qualidade da alimentação, das refeições noturnas e o nível de atividade física. O presente estudo piloto tem por objetivo investigar as relações entre o ciclo sono-vigília, hábitos alimentares e nível de atividade física em indivíduos adultos do município de Lavras-MG. Para tal objetivo foi realizado um estudo piloto observacional transversal de abordagem quantitativa e qualitativa. O estudo foi dividido em etapas e contou com uma avaliação do ciclo sono-vigília, por meio da actigrafia e também com avaliações da composição corporal por bioimpedância elétrica, da alimentação habitual, com aplicação de registro alimentar, da qualidade subjetiva do sono, através do PSQI-BR e do nível de atividade física por meio da aplicação do IPAQ. O presente estudo contou com uma amostra de 9 participantes, dos quais 55,6 (n5) eram do sexo feminino e 44,4 (n4) do sexo masculino. Os participantes apresentaram uma média de idade de 31 ± 9,4 anos. A média amostral da variável IMC médio foi de 25,0 ± 3,5 kgm². Os resultados apontaram uma boa duração do sono por parte da amostra. O horário mínimo de dormir foi 2206h, a mediana foi 2330h e o máximo 0218h. Foi encontrada correlação significativa entre a composição corporal e a latência do sono (r-0,691, p0,039 r-0,793, p0,009), e entre o IMC (kgm²) e o horário de se deitar (r0.753, p0,019). Dessa forma, o estudo apresentou evidências de relações entre padrões que podem influenciar na qualidade do sono, porém são necessários mais estudos com amostras populacionais maiores, para confirmar esses achados.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G023 - NUTRIÇÃO (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Maria Luisa Almeida Ferreira e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo