Título: PARÂMETROS BIOQUÍMICOS DE INDIVÍDUOS COM OBESIDADE SOB CONSUMO DE BARRA PROTEICA RICA EM FIBRAS E COMPOSTOS FENÓLICOS
Autoria de: Tayla Sheron Silva
Orientação de: Isabela Coelho de Castro
Coorientação de: Rafaela Corrêa Pereira
Presidente da banca: Rafaela Corrêa Pereira
Primeiro membro da banca: Michel Cardoso de Angelis Pereira
Segundo membro da banca: Estefany Ribeiro Leão
Palavras-chaves: Obesidade, Alimentos funcionais, Glicemia, Lipidograma, Enzimas hepáticas
Data da defesa: 18/04/2022
Semestre letivo da defesa: 2021-2
Data da versão final: 05/05/2022
Data da publicação: 05/05/2022
Referência: Silva, T. S. PARÂMETROS BIOQUÍMICOS DE INDIVÍDUOS COM OBESIDADE SOB CONSUMO DE BARRA PROTEICA RICA EM FIBRAS E COMPOSTOS FENÓLICOS. 2022. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: A obesidade é uma doença crônica não transmissível, sendo considerada questão de saúde pública em todo o mundo. É caracterizada pelo peso desproporcional à altura, causado pelo excesso de adiposidade corporal e que está relacionado a um quadro inflamatório crônico de baixo grau, resultando no aumento da predisposição para outras doenças crônicas não transmissíveis. Além das estratégias de restrição calórica e prática de atividades físicas, outras alternativas têm sido estudadas, como o consumo de compostos fenólicos, devido às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias e o consumo de fibras alimentares, por promoverem maior saciedade, regulação intestinal e melhora do perfil lipídico, glicêmico e inflamatório. No entanto, muitas dessas evidências consideram o consumo desses componentes na forma isolada. Buscando observar os efeitos desses compostos a partir da ingestão de alimentos fonte, o presente estudo teve como objetivo avaliar possíveis alterações no perfil bioquímico de indivíduos obesos sob consumo de barra alimentícia proteica, rica em compostos fenólicos e fibras, durante 30 dias. O ensaio clínico ocorreu entre novembro e dezembro de 2019, com grupo inicial de 30 indivíduos na faixa etária de 18 a 60 anos, que apresentassem Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou superior a 30 kgm², sem comorbidades associadas. O estudo seguiu delineamento duplo cego, paralelo, randomizado, placebo controlado. Os indivíduos consumiram as barras duas vezes ao dia, o grupo tratamento (BT) recebeu a barra alimentícia proteica rica em fibras e compostos fenólicos, enquanto o grupo controle (BC) consumiu a barra placebo. A cada 10 dias, eram realizados encontros com os participantes e coletadas amostras de sangue. Ao final do ensaio clínico, avaliou-se os valores de glicemia, colesterol total (CT) e frações (LDL-c, HDL-c e VLDL-c), triacilgliceróis (TAG), enzimas transaminase pirúvica (TGP), transaminase oxalacética (TGO) e fosfatase alcalina. Ao final do estudo, observou-se reduções nos parâmetros de CT (p 0,001), LDL-c (p 0,005) e TGP (p 0,015) no grupo tratamento, enquanto o grupo controle apresentou redução apenas de CT (p 0,023). Concluiu-se que o consumo da barra proteica rica em fibras e compostos fenólicos contribuiu de forma significativa para a redução de alguns dos parâmetros bioquímicos avaliados durante o período de trinta dias de intervenção, como o colesterol total, LDL-c e a transaminase pirúvica, sugerindo que a inclusão de alimentos ricos em polifenóis e fibras na dieta tem potencial de reduzir os efeitos deletérios da obesidade e o risco de doenças cardiovasculares. Além disso, a utilização de ingredientes acessíveis à população estimula a comensalidade, apresentando alternativas ao consumo de ultraprocessados. No entanto, são necessários mais estudos sobre o consumo de compostos fenólicos através da matriz alimentar para elucidar seus efeitos na saúde humana.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54804
Curso: G023 - NUTRIÇÃO (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Tayla Sheron Silva e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo