Título: AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO NUTRICIONAL DE PRATICANTES DE CORRIDA DE RUA
Autoria de: Raquel Cristina Teodoro da Silva
Orientação de: Wilson Cesar de Abreu
Presidente da banca: Prof. Dr. Wilson Cesar de Abreu
Primeiro membro da banca: Elizandra Milagre Couto
Segundo membro da banca: Isabela Simões de Boucherville Pereira
Palavras-chaves: Ingestão alimentar, Corrida de Rua, Ciências da Nutrição Esportiva, Conhecimento Nutricional, Exercício físico.
Data da defesa: 10/11/2021
Semestre letivo da defesa: 2021-1
Data da versão final: 12/11/2021
Data da publicação: 12/11/2021
Referência: Silva, R. C. T. d. AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO NUTRICIONAL DE PRATICANTES DE CORRIDA DE RUA. 2021. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: A alimentação adequada favorece o rendimento físico e saúde de sujeitos fisicamente ativos. Entretanto, o consumo alimentar pode ser influenciado por diversos fatores, incluindo o nível de conhecimento nutricional dos sujeitos. Portanto, o objetivo deste estudo foi avaliar o conhecimento nutricional de praticantes de corrida de rua por meio da aplicação de um questionário validado. Participaram do estudo 63 sujeitos de ambos os sexos com idade igual ou maior a 18 anos praticantes de corrida de rua. Para avaliar o conhecimento nutricional foi utilizado um questionário validado, traduzido e adaptado, com 11 perguntas sobre conhecimento de nutrição geral (CNG) e 24 sobre conhecimento de nutrição esportiva (CNE) que foi aplicado na plataforma Google Forms. Os resultados foram expressos em percentuais de acertos. O conhecimento nutricional foi classificado como pobre (0-49), ??médio?? (50- 65), ??bom?? (66-75) e ??excelente?? (76-100) seguindo referência do próprio questionário. O conhecimento nutricional foi avaliado por sexo, faixa etária, nível educacional, tempo de prática de atividade física e presença e ausência de acompanhamento nutricional. O CNT (46,0 ± 12,6) e CNE (41,1 ± 14,2) dos corredores foram classificados como pobres. O CNG foi considerado médio (56,6 ± 16,0) e maior que o CNE e CNT (p0,001). O CNG, CNE e CNT não foram influenciados pelo sexo, faixa etária, nível educacional, tempo de prática de atividade física e acompanhamento nutricional (p0,05). Os sujeitos com conhecimento acadêmico em nutrição tiveram CNT, CNG e CNE significativamente maior que os demais. Conclui-se então que os participantes apresentaram baixo conhecimento nutricional e que ter conhecimento acadêmico em nutrição impacta positivamente no conhecimento nutricional.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/53792
Curso: G023 - NUTRIÇÃO (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Raquel Cristina Teodoro da Silva e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo