SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Nutrição

Título: QUALIDADE NUTRICIONAL DE CÁPSULAS E MISTURAS PARA CAPPUCCINO INDUSTRIALIZADAS

Autoria de: Lívia Deiró Oliveira

Orientação de: Mariana Mirelle Pereira Natividade

Coorientação de: Rafaela Corrêa Pereira

Presidente da banca: Mariana Mirelle Pereira Natividade

Primeiro membro da banca: Rafaela Corrêa Pereira

Segundo membro da banca: Carolina Valeriano de Carvalho

Terceiro membro da banca: Jéssica Sousa Guimarães

Palavras-chaves: Café, Alegações de Saúde, Ultraprocessado, Custo, Marketing

Data da defesa: 16/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 30/11/2021

Data da publicação: 30/11/2021

Referência: Oliveira, L. D. QUALIDADE NUTRICIONAL DE CÁPSULAS E MISTURAS PARA CAPPUCCINO INDUSTRIALIZADAS. 2021. 19 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O consumo de café é crescente na população brasileira, o que está associado a distintos fatores como culturais, busca por prazer ou mesmo pelos seus benefícios à saúde. Com isso, surge o aumento da procura de produtos à base de café como as cápsulas e as misturas em pó. Portanto, o trabalho visa avaliar o valor nutricional, composição de ingredientes, custos, presença de alegações nutricionais, de saúde eou funcionalidade e uso de técnicas de marketing de diferentes misturas em pó para o preparo de cappuccinos e cápsulas disponíveis no mercado. Os dados foram coletados de forma remota exploratória, transversal e quantitativa em sites de grandes redes de supermercados buscando pelos termos ??cappuccino??, ??cappuccino em pó?? e ??cappuccino em cápsula??. Foram coletados os seguintes dados nome, marca, tamanho da embalagem, lista de ingredientes, tabela nutricional e tamanho da porção. Foram feitas análises e comparações do valor nutricional, composição de ingredientes, custos e possíveis alegações nutricionais, de saúde e de funcionalidade, além de averiguar a presença de técnicas de ??marketing?? e propagandas pertinentes à nutrição. Para a tabulação dos dados foi utilizado o Google Planilhas e a análise feita com o auxílio softwares Microsoft Office Excel 2010 e Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 20.0. Os resultados indicaram que todas as misturas para cappuccino e 75 das cápsulas de cappuccino eram ultraprocessados, conforme classificação NOVA quanto ao nível de processamento. Cerca de 97 dos produtos analisados foram considerados não saudáveis segundo o Modelo de Perfil Nutricional da Organização Pan-Americana de Saúde. As cápsulas se destacaram pelas maiores quantidades de açúcares (33,6g), gordura total (13,9g) e gordura saturada (9,5g) em 100g. O uso de aditivos alimentares foi maior nas misturas para cappuccino (38,9) e dentre eles ressaltam-se os edulcorantes (14,1). A frequência do uso de alegação nutricional foi maior nas misturas para cappuccino (27,5), dentre elas a de ausência de açúcar (64,3). As técnicas de marketing mais utilizadas foram a promoção dos aspectos sensoriais (37,5 para cápsulas, e 9,8 para misturas), saúde e bem-estar (12,5 para cápsulas, e 5,9 para misturas) e naturalidade (5,9 para misturas). As cápsulas de cappuccino apresentaram o maior custo em 100g (R19,60) em comparação com a mistura para cappuccino (R9,60). Além disso, notou-se que os produtos que utilizam de técnicas de marketing possuíram maior custo. Portanto, concluiu-se pela realização desse estudo que as cápsulas de cappuccino possuem pior qualidade nutricional em relação às misturas em pó. Dessa forma, apesar das características prejudiciais à saúde de ambos alimentos analisados, acredita-se que o consumo das misturas de cappuccino é uma melhor opção se consumido com menor frequência.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / nutricao/index.php?dados=20211201710910

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54009

Curso: G023 - NUTRIÇÃO (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Lívia Deiró Oliveira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo