SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Nutrição

Título: ALEITAMENTO MATERNO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DAS RECOMENDAÇÕES OFICIAIS

Autoria de: Karoline Faustino Alves

Orientação de: Nathalia Luiza Ferreira

Coorientação de: Mariana Souza Lopes

Presidente da banca: Nathália Luiza Ferreira

Primeiro membro da banca: Mariana Souza Lopes

Segundo membro da banca: Lahis Cristina Morais de Moura

Terceiro membro da banca: Taciana Maia

Palavras-chaves: Aleitamento materno, COVID-19, Transmissão de doença infecciosa, Saúde, Materno-Infantil

Data da defesa: 18/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 02/12/2021

Data da publicação: 02/12/2021

Referência: Alves, K. F. ALEITAMENTO MATERNO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DAS RECOMENDAÇÕES OFICIAIS. 2021. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: INTRODUÇÃO A pandemia de COVID-19 é a crise de saúde global mais desafiadora da atualidade. Como uma doença nova, múltiplos são os desafios e as dúvidas relacionados à sua transmissão, inclusive se esta ocorreria a partir da amamentação ou pelo contato entre mãe e bebê. A partir disso, vários materiais foram produzidos por diferentes órgãos, sendo de grande importância a compilação destas informações de modo a direcionar a adoção de condutas com respaldo científico pelos profissionais e favorecer seu compartilhamento junto à população. OBJETIVO Realizar o levantamento das principais recomendações de órgãos oficiais internacionais e nacionais a respeito da prática do aleitamento materno na vigência da pandemia de COVID-19. MÉTODO Trata-se de uma revisão bibliográfica da literatura desenvolvida a partir de informações publicadas em sites oficiais de órgãos internacionais e nacionais selecionados de forma não sistematizada. Estes incluíram a Organização Mundial de Saúde (OMS), Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Organização Panamericana de Saúde (OPAS), Centers for Disease Control and Prevention (CDC), os Departamentos de Saúde do Governo Australiano e do Governo do Canadá, Ministério da Saúde do Governo Italiano, Academia Nacional de Medicina da França e também de documentos publicados pelo Ministério da Saúde brasileiro, Fundação Oswaldo Cruz e Sociedade Brasileira de Pediatria, entre março de 2020 e outubro de 2021. RESULTADOS Foram analisadas oito publicações internacionais e quatro nacionais, e todas apontaram que a amamentação deve ser mantida em casos de suspeita ou após confirmação da COVID-19, desde que seja a vontade da mãe e esta esteja em condições clínicas favoráveis, seguindo as recomendações de segurança. Entre estas, destacam-se o uso de máscara em momentos de interação com o bebê, amamentação e extração do leite a higienização frequente das mãos e de superfícies e a utilização de lenços para cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, com posterior descarte. CONCLUSÃO Os documentos analisados reiteram a importância da manutenção do aleitamento materno para o binômio mãe-bebê, inclusive na vigência da pandemia de COVID-19, visto que seus benefícios superaram os possíveis riscos de contaminação, desde que cuidados sejam adotados para prevenir sua transmissão. Nesse contexto, ressalta-se o papel fundamental dos profissionais de saúde em traduzir as recomendações baseadas em evidências levantadas em uma assistência mais atualizada e que seja de fato promotora do aleitamento materno.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / nutricao/index.php?dados=20211201610614

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54049

Curso: G023 - NUTRIÇÃO (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Karoline Faustino Alves e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo