Título: ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE COMO TEM SE DADO O CUIDADO DO DIABETES MELLITUS E DA HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA?
Título alternativo: PRIMARY HEALTH CARE HOW IS THE DIABETES MELLITUS AND SYSTEMIC ARTERIAL HYPERTENSION CARE?
Autoria de: Pedro Dias de Abreu
Orientação de: Carolina Martins dos Santos Chagas
Coorientação de: Milena Serenini Bernardes
Presidente da banca: Michel Cardoso de Angelis Pereira
Primeiro membro da banca: Milena Serenini Bernardes
Segundo membro da banca: Hianka Simone Pereira dos Reis
Terceiro membro da banca: Cassiana Regina de Goes
Palavras-chaves: atenção primária à saúde, diabetes mellitus, hipertensão, sistema único de saúde, estratégia de saúde da família
Data da defesa: 28/05/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 31/05/2021
Data da publicação: 31/05/2021
Referência: Abreu, P. D. d. ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE COMO TEM SE DADO O CUIDADO DO DIABETES MELLITUS E DA HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA?. 2021. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Introdução A Atenção Primária à Saúde (APS), considerada a porta de entrada das redes de atenção à saúde do SUS, tem o papel de promover a saúde, prevenir, diagnosticar, tratar e reduzir os agravos gerados pelas doenças crônicas não transmissíveis (DCNT????s) e condições metabólicas que configuram-se como seus fatores de risco. Objetivos Considerando que o diabetes mellitus e a hipertensão arterial sistêmica estão entre as patologias mais prevalentes neste nível de atenção, o objetivo desta revisão bibliográfica foi indicar como tem sido as práticas de prevenção e controle da APS dessas duas doenças e suas contribuições para o cenário epidemiológico brasileiro. Métodos Foi realizada uma busca nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde, PubMed e SciELO. Utilizou-se os descritores ????unified health system????, ????primary health care????, ????family health strategy????, ????diabetes mellitus???? e ????hypertension????, segundo os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS). Considerou-se trabalhos publicados entre janeiro de 2011 e fevereiro de 2021. Resultados Dos 258 estudos encontrados, 18 foram selecionados após a aplicação dos critérios de inclusão. Foram apontadas insuficiências na estrutura organizacional da APS no cuidado do diabetes e da hipertensão, evidenciando falhas no acesso, na utilização sistemática de protocolos e sistemas de informação, bem como, inadequações nas ações de educação em saúde e na assistência nutricional. Contudo, a APS permanece sendo a principal fornecedora de antidiabéticos e anti-hipertensivos e apresenta relativa influência na redução de agravos e óbitos relacionados às patologias. Conclusão Conclui-se que existe a necessidade de um seguimento mais ordenado dos princípios, diretrizes e recomendações estabelecidos pelos órgãos competentes.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47238
Curso: G023 - NUTRIÇÃO (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Pedro Dias de Abreu e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo