Título: MARGARINA A BASE DE AZEITE DE OLIVA EXTRA VIRGEM E PERCEPÇÃO DE CONSUMIDORES
Título alternativo: EXTRA VIRGIN OLIVE OIL BASED MARGARINE AND CONSUMER PERCEPTION Introduction The demand for healthy food is growing. Margarine is widely consumed by the Brazilian population and, for the most part, rich in hydrogenated fats. Extra virgin olive oil, in tu
Autoria de: Aurea Guimaraes Tavares
Orientação de: Sabrina Carvalho Bastos
Coorientação de: Bárbara Viana Lessa Barbosa
Presidente da banca: Sabrina Carvalho Bastos
Primeiro membro da banca: Cleiton Antônio Nunes
Segundo membro da banca: Bárbara Viana Lessa Barbosa
Palavras-chaves: CREME VEGETAL, GORDURAS, SAUDABILIDADE, GORDURA TRANS, GORDURA INTERESTERIFICADA
Data da defesa: 27/05/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 02/06/2021
Data da publicação: 02/06/2021
Referência: Tavares, A. G. MARGARINA A BASE DE AZEITE DE OLIVA EXTRA VIRGEM E PERCEPÇÃO DE CONSUMIDORES. 2021. 20 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Introdução A procura por alimentos saudáveis é crescente. A margarina é bastante consumida pela população brasileira e, em sua maioria, rica em gorduras hidrogenadas. O azeite de oliva extra virgem, por sua vez, é um óleo com bom perfil lipídico e traz benefícios à saúde. Diante disso, uma possível forma de melhorar a qualidade nutricional da margarina seria adicionando o azeite de oliva extra virgem em sua formulação. Objetivo Avaliar, por meio de um questionário eletrônico, a percepção dos consumidores em relação à saudabilidade da margarina tradicional e investigar o interesse do consumidor em relação ao consumo de margarina a base de azeite de oliva extra virgem. Metodologia Estudo transversal, de caráter descritivo, realizado por meio da aplicação de um questionário eletrônico, através do Google Forms, contendo 15 questões. Resultados e discussão Foram avaliadas as respostas de 206 indivíduos com idade média de 29,7 anos. A partir da análise das respostas do questionário eletrônico foi possível observar que 85 estaria disposto a comprar uma margarina formulada com azeite de oliva extra virgem. Através da análise do questionário eletrônico, a intenção de compra dos respondentes é alta, e com isso, aumentaria o consumo de azeite de oliva extra virgem, alimento potencial no combate ao envelhecimento e com antioxidantes. Conclusão Os participantes aderiram a ideia de existir uma margarina formulada a base de azeite de oliva extra virgem, pois a maioria deles concordou que será um produto mais saudável quando comparado às margarinas encontradas nos mercados.
Abstract: EXTRA VIRGIN OLIVE OIL BASED MARGARINE AND CONSUMER PERCEPTION Introduction The demand for healthy food is growing. Margarine is widely consumed by the Brazilian population and, for the most part, rich in hydrogenated fats. Extra virgin olive oil, in turn, is an oil with a good lipid profile and brings health benefits. Therefore, a possible way to improve the nutritional quality of margarine would be to add extra virgin olive oil in addition. Objective to evaluate, through an electronic device, the perception of consumers in relation to the healthiness of traditional margarine and to investigate the consumers interest in the consumption of margarine based on extra virgin olive oil. Methodology Cross-sectional, descriptive study, carried out through the application of an electronic questionnaire, through Google Forms, containing 15 questions. Results and discussion The responses of 206 with a mean age of 29.7 years were evaluated. From the analysis of the responses to the electronic questionnaire, it was possible to observe that 85 agreed to buy a margarine formulated with extra virgin olive oil. Through the analysis of the electronic questionnaire, the purchase intention of the respondents is high, and with this, the consumption of extra virgin olive oil, a potential anti-aging food and with antioxidants, would increase. Conclusion Participants adhered to the idea that there is a margarine based on extra virgin olive oil, as most of them agreed that it will be a healthier product when compared to margarines found in the markets.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47278
Curso: G023 - NUTRIÇÃO (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Aurea Guimaraes Tavares e Universidade Federal de Lavras
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