Título: QUALIDADE NUTRICIONAL E ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE APLICATIVO DE DELIVERY DE COMIDA
Autoria de: Dalila Oliveira de Abreu
Orientação de: Mariana Mirelle Pereira Natividade
Coorientação de: Nayhane Caroline Andrade
Presidente da banca: Mariana Mirelle Pereira Natividade
Primeiro membro da banca: Nayhane Caroline Andrade
Segundo membro da banca: Carolina Valeriano de Carvalho
Palavras-chaves: marketing, hábitos alimentares, disponibilidade de comida, comida fora de casa, aplicativo
Data da defesa: 24/05/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 14/06/2021
Data da publicação: 14/06/2021
Referência: Abreu, D. O. d. QUALIDADE NUTRICIONAL E ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE APLICATIVO DE DELIVERY DE COMIDA. 2021. 20 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Uma das alternativas para se alimentar fora de casa são os aplicativos de comida. A transformação do mundo por meio das mídias sociais e a grande demanda por tecnologias, como smartphones e microcomputadores, fez com que o mercado gastronômico também se adapta-se a essa tendência para ganhar o público e mercado. Um dos reflexos do crescimento dos aplicativos de comida e do número de refeições feitas fora de casa é a perda de habilidade culinária. A maior disponibilidade de comida pronta, estimula as pessoas a cozinharem cada vez menos, e quanto menos se cozinha, menos habilidade se tem. Com base nisso, a literatura mostra que comer comida feita fora de casa pode impactar na saúde das pessoas, e nos hábitos alimentares podendo levar a um futuro desenvolvimento de Doenças Crônicas não-Trasmisíveis (DCNT), que se constituem como as principais causas de mortalidade da sociedade atual, como um importante problema de saúde pública. Como não existem relatos de trabalhos que avaliam os alimentos oferecidos por aplicativo de comida delivery em cidades do interior, esse trabalho objetiva analisar a qualidade dos alimentos disponíveis em aplicativos de delivery de comida de uma cidade do interior de Minas Gerais, e as estratégias de marketing utilizadas pelas empresas cadastradas. Trata-se de um estudo exploratório que foi realizado na cidade de Lavras, Minas Gerais, onde foi avaliado um aplicativo de delivery de comida a qualidade dos alimentos oferecidos, e as estratégias de marketing utilizadas pelas empresas. Os alimentos foram divididos em treze categorias para classificação do grupo que pertencem e para avaliação das estratégias de marketing foram avaliados os seguintes critérios foto do produto, desconto de preço, entrega grátis, presença de combos e demais estratégias utilizadas como o objetivo de impulsionar o consumo. Os dados foram tabulados em planilhas Excel para cálculo dos percentuais. De acordo com os resultados apresentados, pode-se notar que dentre as duzentas empresas analisadas, restaurantes (n61) e hamburguerias (n40) representaram a maior parte dos estabelecimentos disponíveis no aplicativo, e as choperias (n1) e bares (n1), representaram a menor parte. As classes de ????Bebidas ultraprocessadas???? e ????Sorvetes e doces???? foram as mais frequentes, sendo que o número de vezes em que apareceram foram, respectivamente, 1001 e 1842 vezes, e frutas e vegetais foram as menos frequentes, sendo 24 e 61 vezes, respectivamente. Notou-se que 83,3 dos locais que comercializam comida japonesa e 81,5 daqueles que vendem sanduíches utilizam estratégias de marketing, sendo as categorias que essa técnica foi mais empregada. Das estratégias de marketing utilizadas, foto ilustrativa (39,7) e desconto no preço (31,3) foram as mais recorrentes. Portanto, conclui-se que a maioria dos alimentos ofertados no aplicativo de comida são de baixa qualidade nutricional, e que as estratégias de marketing que mais se sobressaíram, foram relacionadas aos alimentos ultraprocessados.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47293
Curso: G023 - NUTRIÇÃO (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Dalila Oliveira de Abreu e Universidade Federal de Lavras
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