Título: Fatores que influenciam o bom rendimento dos alunos do curso de Nutrição de uma universidade no sul de Minas Gerais
Título alternativo: Factors that influence the good performance of students of the Nutrition course at a university in in the south of Minas Gerais
Autoria de: Virginia Pereira Fortunato
Orientação de: Sandra Braganca Coelho
Coorientação de: -
Presidente da banca: Sandra Bragança Coelho
Primeiro membro da banca: Elizandra Milagre Couto
Segundo membro da banca: Carolina Valeriano de Carvalho
Palavras-chaves: aprendizado, relações interpessoais, educação superior, interpersonal relationships, higher education
Data da defesa: 27/05/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 09/06/2021
Data da publicação: 09/06/2021
Referência: Fortunato, V. P. Fatores que influenciam o bom rendimento dos alunos do curso de Nutrição de uma universidade no sul de Minas Gerais . 2021. 6 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: A aprendizagem é um fator individual de cada pessoa, mas que, ao longo do seu desenvolvimento sofre muita influência de diversas condições ambientais e físicas como motivação pessoal, adequada orientação, jornada escolar, acessibilidade, tecnologias da informação, relação aluno-professor e didática. O conjunto desses e de demais exemplos moldam a forma como o aluno irá absorver e aprender o que está sendo ensinado. O objetivo deste estudo foi descobrir se fatores como afinidade por uma disciplina ou pelo professor, assim como as atividades extraclasse realizadas pelos alunos, influenciavam o rendimento acadêmico dos graduandos do curso de Nutrição de uma universidade de sul de Minas Gerais. Este foi um estudo transversal, exploratório e descritivo realizado por meio de questionário online com os alunos do curso de Nutrição. O questionário online foi composto de perguntas baseadas no rendimento individual de disciplinas correlacionado à relação alunoprofessor e atividades extra curriculares. Os resultados obtidos mostraram que a afinidade dos alunos às disciplinas cursadas e aos professores que as ministram são fundamentais para um melhor rendimento destes. Compreendeu-se também que as atividades extraclasse geralmente levam a uma melhora do rendimento, com algumas exceções.
Abstract: Learning is an individual factor for each person, but which, throughout its development, is greatly influenced by various environmental and physical conditions such as personal motivation, adequate guidance, school hours, accessibility, information technologies, student-teacher relationship and didactic. The set of these and other examples shape the way the student will absorb and learn what is being taught. The aim of this study was to find out if factors such as affinity for a discipline or for the teacher, as well as extra-class activities performed by students, influenced the academic performance of Nutrition undergraduate students at a university in the south of Minas Gerais. This was a cross-sectional, exploratory and descriptive study carried out through an online questionnaire with the students of the Nutrition course. The online questionnaire was composed of questions based on courses individual performance correlated to the student-teacher relationship and extra-curricular activities. The results obtained showed that the students affinity for one specific course taken and for the teachers who teach them are fundamental for their better performance. It was also understood that extra-class activities generally lead to better grades with some exceptions.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47303
Curso: G023 - NUTRIÇÃO (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Virginia Pereira Fortunato e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo