Título: Comer intuitivo aumenta durante a gestação e está associada ao estado nutricional pré-gestacional
Autoria de: Isabela Pereira
Orientação de: Lilian Goncalves Teixeira
Coorientação de: Açucena Cardoso Vilas Boas
Presidente da banca: Lílian Gonçalves Teixeira
Primeiro membro da banca: Açucena Cardoso Vilas Boas
Segundo membro da banca: Nathália Stahlschmidt Petry
Terceiro membro da banca: Amanda de Almeida Silva Rezende
Palavras-chaves: Alimentação intuitiva, Índice de Massa Corporal, Comportamento alimentar, Pré-concepção, Ganho de peso gestacional
Data da defesa: 28/07/2020
Semestre letivo da defesa: 2020-1
Data da versão final: 04/09/2020
Data da publicação: 04/09/2020
Referência: Pereira, I. Comer intuitivo aumenta durante a gestação e está associada ao estado nutricional pré-gestacional. 2020. 22 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.
Resumo: Objetivo Investigar alteração do comer intuitivo durante a gestação e sua relação com o estado nutricional pré-gestacional. Métodos Trata-se de um estudo transversal com gestantes recrutadas do município de Lavras, Minas Gerais. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário com dados socioeconômicos, clínicos e obstétricos. Dados antropométricos foram autorrelatados. O comer intuitivo foi avaliado por meio do Intuitive Eating Scale-2, autoaplicado. Resultados Foram recrutadas 183 gestantes. A média do comer intuitivo em pontuação global durante a gestação (3,42±0,51) foi maior do que o comer intuitivo antes da gestação (3,36±0,54). Houve correlação negativa significativa entre o comer intuitivo antes (-0,222 p 0,003) e durante a gestação (-0,209 p 0,005) com o estado nutricional pré-gestacional. Conclusão Existe alteração do comer intuitivo na fase gestacional, visto que as mulheres apresentaram uma alimentação mais intuitiva durante a gestação. Além disso, comer de forma intuitiva está asso
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44905
Curso: G023 - NUTRIÇÃO (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Isabela Pereira e Universidade Federal de Lavras
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