Título: ANÁLISE DO CONSUMO DE BARRAS PROTEICAS RICAS EM COMPOSTOS FENÓLICOS SOBRE PERFIL ANTROPOMÉTRICO DE INDIVÍDUOS COM OBESIDADE
Autoria de: Ana Carolina Menezes Leite
Orientação de: Isabela Coelho de Castro
Presidente da banca: Isabela Coelho de Castro
Primeiro membro da banca: Rafaela Maria Guimarães
Segundo membro da banca: Sandra Bragança Coelho
Palavras-chaves: Excesso de peso, Obesidade, Avaliação antropométrica, Alimentos funcionais, Compostos bioativos
Data da defesa: 19/08/2020
Semestre letivo da defesa: 2020-1
Data da versão final: 02/09/2020
Data da publicação: 02/09/2020
Referência: Leite, A. C. M. ANÁLISE DO CONSUMO DE BARRAS PROTEICAS RICAS EM COMPOSTOS FENÓLICOS SOBRE PERFIL ANTROPOMÉTRICO DE INDIVÍDUOS COM OBESIDADE. 2020. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.
Resumo: O excesso de peso é considerado uma pandemia do século atual pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e outras organizações internacionais. A obesidade se caracteriza por um distúrbio desproporcional do peso em relação à estatura, principalmente devido ao acúmulo de gordura corporal. Ela está associada a um quadro de inflamação crônica de baixo grau, que predispõe ao desenvolvimento de importantes doenças crônicas não transmissíveis. Além da estratégia básica de restringir a ingestão calórica, evidências crescentes apoiam os efeitos antiobesogênicos específicos de alguns componentes derivados de alimentos, como compostos fenólicos e fibras. Desse modo, favorecer o acesso a alimentos saudáveis eou diminuir o acesso a determinados alimentos pode influenciar positivamente na mudança de peso. O presente estudo teve por objetivo avaliar o consumo de barras alimentícias feitas a partir de alimentos in natura, ricas em proteína, fibras e compostos fenólicos, a fim de identificar seus possíveis efeitos no perfil antropométrico em um grupo de indivíduos obesos. O ensaio clínico seguiu um delineamento paralelo, randomizado, placebo controlado, duplo-cego. Foram selecionados 30 adultos com idade entre 18 a 60 anos que apresentassem Índice de Massa Corporal (IMC) maior que 30 kgm², sem comorbidades associadas. Os participantes foram divididos em dois grupos, sendo o grupo controle (BC), com a ingestão de barra alimentícia controle, e grupo tratamento (BT), com a ingestão da barra alimentícia tratamento. Todos os participantes consumiram duas barras alimentícias (34g) por dia, durante 30 dias consecutivos, precedidos por 10 dias de washout. Foram avaliados parâmetros antropométricos (IMC, circunferência braquial, pescoço e abdominal, além da composição corporal por bioimpedância elétrica) nos tempos 0 e 30 (t0 e t30, respectivamente). Os voluntários tinham média de 36 (20-55) anos e média de IMC 35,81 ± 2,97 kgm². O perfil antropométrico dos grupos BC e BT não sofreu diferença significativa ao longo do período experimental. No grupo tratamento (BT) pode-se observar diferenças significativas para as variáveis CA -2,31 (p0,02) CP -2,72 (p0,02) CB - 6,54 (p0,02) e Adequação da CB -6,34 (p0,00) respectivamente. Para as demais variáveis não houve diferenças significativas no t30 em relação a t0. O grupo controle (BC) não apresentou alterações significantes no perfil antropométrico para a maioria das variáveis do tempo 30 em comparação ao tempo 0, com exceção CB - 6,92 (p0,01) e Adequação da CB -7,05 (p0,01). Comparando estatisticamente os dois grupos experimentais (BC vs BT), não foram observadas diferenças significantes no tempo 30 em relação ao tempo 0. Conclui-se que o consumo da barra alimentícia funcional desencadeou poucas mudanças em relação ao perfil antropométrico dos pacientes, não sendo efetivo o consumo nesta dose para redução do peso corporal.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45149
Curso: G023 - NUTRIÇÃO (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Ana Carolina Menezes Leite e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo