Título: Estudo de mercado e perfil consumidor de hortaliças microgreen e baby leaf
Título alternativo: Market study and consumer profile of microgreen and baby leaf vegetables
Autoria de: Ana Carolina Vilela Campos
Orientação de: Elisangela Elena Nunes Carvalho
Coorientação de: Mariana Mirelle Pereira Natividade
Presidente da banca: Elisângela Elena Nunes de Carvalho
Primeiro membro da banca: Mariana Mirelle Pereira Natividade
Segundo membro da banca: Ana Beatriz Silva Araújo
Palavras-chaves: Empresas, Valor, Nutricional, Formulário, Google
Data da defesa: 21/08/2020
Semestre letivo da defesa: 2020-1
Data da versão final: 04/09/2020
Data da publicação: 04/09/2020
Referência: Campos, A. C. V. Estudo de mercado e perfil consumidor de hortaliças microgreen e baby leaf. 2020. 19 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.
Resumo: Microgreens são hortaliças colhidas em estádio precoce, produzidas a partir de sementes de vegetais, ervas ou grãos, cuja colheita ocorre entre 7 a 14 dias após a germinação, com altura de 2,5 a 7,6 cm. Já as baby leafs, são folhas jovens, não totalmente expandidas e colhidas em 20 a 40 dias após a germinação, com altura de 7 a 10 cm. Estudos preliminares mostraram que mudas jovens possuem teores mais elevados de vitaminas, minerais e compostos bioativos quando comparados às hortaliças em estádio comercial. O objetivo deste trabalho foi avaliar a disponibilidade comercial online e o conhecimento da população sobre estes produtos. Foi realizada uma pesquisa em websites de empresas que comercializam hortaliças microgreen e baby leaf e informações dos tipos de hortaliças que são vendidas, o preço e existência de rótulo. Foi realizado um estudo a partir da plataforma Formulários Google® e divulgado em aplicativos de redes sociais Whatsapp, Instagram e Facebook. São Paulo é o estado com uma maior quantidade de empresas que comercializam hortaliças no estádio microgreen nas redes sociais, com preços variando de R0,06 a R0,33 por grama. Os tipos de hortaliças vendidas em websites de comércios do estado de São Paulo foram Alface Crocante e Lisa, Rúcula, Agrião, Beterraba, Coentro, Cenoura, Alho Poró, Couve, Repolho Roxo, Rabanete, Mostarda e Brócolis, sendo a Alface, a hortaliça mais comercializada nas lojas virtuais de todo o Brasil. Do total de 260 respostas, apenas 23 dos respondentes conhecem microgreen e 22 conhecem baby leaf, ambos, com uma faixa etária maior que 40 anos e com renda salarial de 1 a 5 salários mínimos. Conclui-se que ainda são poucas as empresas brasileiras que comercializam microgreen e baby leaf de forma online e é baixo o número de pessoas dentro do universo pesquisado que tem conhecimento sobre essas hortaliças. Visto isso, é um mercado que possui um potencial a ser explorado.
Abstract: Microgreens are vegetables harvested at an early stage, produced from vegetable seeds, herbs or grains, whose harvest occurs between 7 to 14 days after germination, with a height of 2.5 to 7.6 cm. Baby leafs are young leaves, not fully expanded and harvested 20 to 40 days after germination, with a height of 7 to 10 cm. Preliminary studies have shown that young seedlings have higher levels of vitamins, minerals and bioactive compounds when compared to vegetables in the commercial phase. The objective of this work was to evaluate the commercial availability online and the knowledge of the population about these products. A survey was carried out on the websites of companies that sell microgreen and childrens vegetables and information on the types of vegetables marketed, the price and the existence of a label. A study was carried out on the Google® Forms platform and published in social networking applications Whatsapp, Instagram and Facebook. São Paulo is the state with the largest number of companies that sell vegetables at the microgreen stadium on social networks, with prices ranging from R 0.06 to R 0.33 per gram. The types of vegetables sold on commercial sites in the state of São Paulo were Crispy and Smooth Lettuce, Arugula, Watercress, Beetroot, Coriander, Carrot, Leek, Cabbage, Purple Cabbage, Radish, Mustard and Broccoli, with Lettuce, vegetables sold in virtual stores throughout Brazil. Of the total of 260 responses, only 23 of respondents know microgreen and 22 know baby leaf, both over the age of 40 and wage income of 1 to 5 minimum wages. It is concluded that there are still few Brazilian companies that sell microgreen and baby leaf online and the number of people in the universe surveyed who are aware of these vegetables is low. Therefore, it is a market with potential to be explored.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45177
Curso: G023 - NUTRIÇÃO (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Ana Carolina Vilela Campos e Universidade Federal de Lavras
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