Título: Avaliação da ingestão de vitaminas lipossolúveis em membros de uma associação de aposentados da cidade de Lavras - MG.
Autoria de: Julia Mercon da Silva Santos
Orientação de: Andrezza Fernanda Santiago
Coorientação de: Tamyres Andrea Chagas Valim
Presidente da banca: Andrezza Fernanda Santiago
Primeiro membro da banca: Tamyres Andrea Chagas Valim
Segundo membro da banca: Camila Maria de Melo
Palavras-chaves: Retinol, Calciferol, Tocoferol, Vitamina K, Recordatório alimentar
Data da defesa: 04/08/2020
Semestre letivo da defesa: 2020-1
Data da versão final: 27/08/2020
Data da publicação: 27/08/2020
Referência: Santos, J. M. d. S. Avaliação da ingestão de vitaminas lipossolúveis em membros de uma associação de aposentados da cidade de Lavras - MG.. 2020. 22 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.
Resumo: Introdução A terceira idade é um grupo populacional com elevada propensão ao desenvolvimento de desnutrição e carências nutricionais, como as vitaminas A,D,E e K. Com o aumento expressivo desta parcela da população faz-se necessário o estudo aprofundado da ingestão alimentar, uma vez que grande parte das patologias desta fase da vida podem ser prevenidas ou controladas através da alimentação. Objetivo Avaliar a ingestão de vitaminas lipossolúveis em idosos da cidade de Lavras. Métodos Foram aplicados dois recordatórios 24 horas (R24h) em homens e mulheres com idade igual ou superior a 60 anos frequentadores da Associação de Aposentados e Pensionistas da cidade de Lavras (AAPIL) foram realizadas as aferições de peso (Kg), altura (m) para posterior quantificação do IMC, segundo a OMS 1997. Resultados Foram avaliados 51 indivíduos com idade média de 71 anos ± 6,84, dos quais 50,98 apresentaram diagnóstico nutricional de sobrepeso. A partir da análise de recordatórios 24 horas aplicados foi possível observar a deficiência no consumo das vitaminas lipossolúveis A, D, E e K. Todas as vitaminas apresentaram valores abaixo da necessidade média estimada (EAR) e do valor de Ingestão adequada (AI), para aquelas vitaminas que não apresentam valores de EAR, segundo a Dietary Reference Intakes (DRIs). Conclusão Conclui se que os idosos avaliados têm ingestão abaixo dos valores esperados para sexo e idade, sendo desejável uma maior adequação no consumo.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44990
Curso: G023 - NUTRIÇÃO (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Julia Mercon da Silva Santos e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo