SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Nutrição

Título: CARACTERIZAÇÃO DO GRUPO DE PORTADORES DE DIABETES MELLITUS E ANÁLISE DA SENSIBILIDADE DO GOSTO DOCE

Autoria de: Vitoria Dumay de Almeida Ferreira Barbosa

Orientação de: Mariana Mirelle Pereira Natividade

Presidente da banca: Mariana Mirelle Pereira Natividade

Primeiro membro da banca: Michele Nayara Ribeiro

Segundo membro da banca: Andrezza Fernanda Santiago

Palavras-chaves: Diabetes Mellitus, Indicadores socioeconômicos, Rótulo de alimentos, Sensibilidade, Açúcar

Data da defesa: 22/11/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-2

Data da versão final: 11/12/2019

Data da publicação: 11/12/2019

Referência: Barbosa, V. D. d. A. F. CARACTERIZAÇÃO DO GRUPO DE PORTADORES DE DIABETES MELLITUS E ANÁLISE DA SENSIBILIDADE DO GOSTO DOCE. 2019. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: Ao longo das últimas décadas, ocorreu uma modificação no perfil das causas de mortalidade da população brasileira, aumentando a incidência de óbitos por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), como o Diabetes mellitus (DM). É comum que indivíduos que possuem DM realizem a substituição do açúcar de mesa por adoçantes ou produtos dietéticos, com o intuito de um melhor controle glicêmico. No entanto, tais indivíduos podem apresentar atenuação da sensibilidade gustativa, ocasionando uma necessidade de ingerir maiores quantidades de açúcar eou edulcorantes para a percepção do gosto. Assim, este trabalho teve como objetivo investigar a percepção ao gosto doce de indivíduos portadores de DM e avaliar os seus fatores interferentes. Foi utilizada uma amostra não probabilística por conveniência de 28 voluntários, recrutados no Programa de Saúde da Família (PSF) e na Universidade Federal de Lavras, com idade entre 18 e 73 anos. O estudo consistiu em uma entrevista empregando um questionário semiestruturado dividido em 3 partes abrangendo variáveis sobre os dados socioeconômicos e de saúde, o consumo de alimentos dietéticos e de adoçantes e conhecimento sobre os açúcares e o teste de limiar de detecção do gosto doce. Foi realizada uma análise de clusters através do SPSS com nível de significância de 5, para dividir os voluntários em dois grupos homogêneos de acordo com as respostas dos questionários e o teste de limiar. O Cluster 1 foi caracterizado por indivíduos mais velhos, com níveis mais baixos de educação, classe socioeconômica mais vulnerável, menor prática de atividade física, menor aderência a dieta para controle de DM e menor hábito de leitura do rótulo dos alimentos em relação aos indivíduos do grupo 2. Notou-se também que apenas 25 dos voluntários sabem fazer a leitura da lista de ingredientes corretamente. Sabe-se que a leitura do rótulo de alimentos é importante para a autonomia e o discernimento de escolhas mais saudáveis e adequadas para sua dieta. Além disso, ao realizar o teste de detecção do gosto doce foi observado que os indivíduos do Cluster 1 possuem, em média, uma sensibilidade menor ao gosto doce (7,06 MmolL), ou seja, precisam de uma concentração de açúcar maior para começar a perceber o gosto do açúcar do que os indivíduos do Cluster 2 (4,13 MmolL). Esses achados indicam que os fatores socioeconômicos, a adesão à dieta e a prática de atividade física podem impactar não só no controle do diabetes, mas também influenciar a percepção gustativa dos indivíduos portadores de diabetes e consequentemente, a ingestão de alimentos doces.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / nutricao/index.php?dados=20192201611262

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44480

Curso: G023 - NUTRIÇÃO (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Vitoria Dumay de Almeida Ferreira Barbosa e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo