Título: SUSTENTABILIDADE E GERAÇÃO DE RESÍDUOS EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE DE MINAS GERAIS
Autoria de: Viviane Aparecida Pereira
Orientação de: Carolina Valeriano de Carvalho
Presidente da banca: Carolina Valeriano de Carvalho
Primeiro membro da banca: Ívina Catarina de Oliveira Guimarães
Segundo membro da banca: Mariana Mirelle Pereira Natividade
Palavras-chaves: Restaurantes, Gestão ambiental, Nutricionista, Recursos naturais, Sustentável
Data da defesa: 22/11/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-2
Data da versão final: 05/12/2019
Data da publicação: 05/12/2019
Referência: Pereira, V. A. SUSTENTABILIDADE E GERAÇÃO DE RESÍDUOS EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE DE MINAS GERAIS. 2019. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: Atualmente sabe-se que a maioria dos recursos naturais são esgotáveis e que os transtornos ambientais representam um verdadeiro obstáculo à sobrevivência humana. Sendo assim, compreender os caminhos que levam a implementação da sustentabilidade nas organizações é imprescindível para melhoria da qualidade de vida da sociedade, para redução dos impactos negativos, bem como para resguardar as gerações futuras. Nesse sentido, é essencial que o setor de alimentação também adéque sua forma de trabalho. Diante desse cenário, este estudo teve como objetivo analisar as práticas de sustentabilidade e quantificar os resíduos sólidos produzidos em um Restaurante Universitário (RU) de Minas Gerais. Para isso foi aplicado às nutricionistas do estabelecimento um questionário com questões discursivas e de múltipla escolha e uma lista de verificação de boas práticas ambientais para serviços de alimentação. Durante dez dias, foram realizadas visitas ao local para obtenção dos dados referentes aos resíduos sólidos, através da pesagem dos mesmos, separados em orgânicos e inorgânicos. Assim, verificou-se que no RU há preocupação ambiental perante os procedimentos relacionados à geração de resíduos sólidos, pois são desempenhadas diversas operações apropriadas. Entretanto, não possui um plano de gerenciamento de resíduos sólidos. De maneira geral, se adequou bem ao que concerne à documentação e ao uso de energia. Quanto às medidas relacionadas ao uso racional de água, é necessário realizar algumas modificações. No período da pesquisa a média diária de resíduos sólidos gerados pelo RU foi de 369,34 kg e detectou-se um total de 3693,36 kg sendo 90,78 resíduos orgânicos e 9,22 resíduos inorgânicos. Foi encontrado per capita médio de resto ingestão de 39,44g. Para tanto, observou-se no RU muitas medidas que favorecem o desenvolvimento sustentável.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44409
Curso: G023 - NUTRIÇÃO (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Viviane Aparecida Pereira e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo