Título: NÍVEIS DE HEMOGLOBINA E FATORES ASSOCIADOS EM CRIANÇAS PARTICIPANTES DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM UM MUNICÍPIO MINEIRO
Autoria de: Jessica de Lima Botelho
Orientação de: Maysa Helena de Aguiar Toloni
Coorientação de: Milena Serenini Bernardes
Presidente da banca: Maysa Helena de Aguiar Toloni
Primeiro membro da banca: Milena Serenini Bernardes
Segundo membro da banca: Ana Pereira Alvarenga
Palavras-chaves: Bolsa Família, crianças, anemia, condicionalidades, nutricional
Data da defesa: 25/11/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-2
Data da versão final: 04/12/2019
Data da publicação: 04/12/2019
Referência: Botelho, J. d. L. NÍVEIS DE HEMOGLOBINA E FATORES ASSOCIADOS EM CRIANÇAS PARTICIPANTES DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM UM MUNICÍPIO MINEIRO. 2019. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: O Programa Bolsa Família (PBF) tem entre seus objetivos a redução da pobreza, e o combate à fome e à desnutrição. Além disso o PBF visa ampliar o acesso a alimentos e promover a segurança alimentar e nutricional. O presente estudo teve como objetivo avaliar os níveis de hemoglobina e fatores associados como consumo alimentar, antropometria e aleitamento materno em menores de 7 anos participantes do PBF. Trata-se de um estudo transversal, quantitativo, realizado no período de março de 2018 a abril de 2019, no município de Lavras-MG, com 233 famílias participantes,145 famílias com crianças menores de sete anos, e 215 crianças. Os dados foram coletados na residência dos participantes, e foram aplicados questionários socioeconômico e de consumo alimentar, adaptado do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN). Foi realizada avaliação antropométrica, através da aferição das medidas de peso e altura, e coleta de sangue dos menores de sete anos, para avaliar a presença de anemia. A análise dos dados foi realizada utilizando o programa Epi Info.Com os resultados obtidos observou-se uma prevalência de 32,6 de anemia nos menores de sete anos participantes do PBF, sendo considerado pela OMS, moderado problema de saúde pública. Em relação ao destino do recurso, 73,1 das famílias relataram gastar o benefício com a compra de alimentos. A avaliação do estado nutricional, segundo o indicador IMCidade, mostrou que 30,6 das crianças encontra-se com excesso de peso. O consumo alimentar do dia anterior foi dividido entre marcadores positivos, frutas (53,3), verduras (25,9) e legumes (51,8), e marcadores negativos, incluindo bebidas adoçadas (81,4), biscoito recheado (43,7) e hambúrguer (31,7). Os resultados deste estudo reforçam a necessidade de melhor acompanhamento do programa, já que este propõe a garantia da segurança alimentar e nutricional.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44399
Curso: G023 - NUTRIÇÃO (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Jessica de Lima Botelho e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo