Título: Comparação entre os protocolos de triagem nutricional para pacientes hospitalizados
Autoria de: Leticia Diniz Faria
Orientação de: Andrezza Fernanda Santiago
Presidente da banca: Andrezza Fernanda Santiago
Primeiro membro da banca: Lara Vilar Fernandes
Segundo membro da banca: Tamyres Andrea Chagas Valim
Palavras-chaves: Desnutrição hospitalar, risco nutricional, avaliação nutricional, estado nutricional, cuidado nutricional
Data da defesa: 28/11/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-2
Data da versão final: 10/12/2019
Data da publicação: 10/12/2019
Referência: Faria, L. D. Comparação entre os protocolos de triagem nutricional para pacientes hospitalizados. 2019. 16 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: Introdução Estudos evidenciam que a desnutrição ocorre em maior frequência em pacientes internados interferindo diretamente na evolução do quadro clínico. Objetivo Realizar uma análise comparativa de diferentes protocolos de triagem nutricional Avaliação Global Subjetiva, Malnutrition Screening Tool (Instrumento para Triagem de Desnutrição), Malnutrition Universal Screening Tool (Instrumento Universal de Triagem de Desnutrição), Mini-Avaliação Nutricional, Nutrition Risk in the Critically Ill (Nutric Score), Nutritional Risk Screening (NRS-2002). Método Levantamento de artigos científicos publicados nas bases de dados virtuais Scientific Electronic Library Online (SciELO), Latin American and Caribbean Center on Health Sciences Information (LILACS), United States National Library of Medicine (PubMed) e google acadêmico. As palavras-chave utilizadas foram desnutrição hospitalar, risco nutricional, avaliação nutricional. A análise comparativa dos métodos de triagem nutricional se deu nas variáveis de cada protocolo, número de questões, na validação do método, aplicador e paciente-alvo. Resultados e discussão Os protocolos de triagem nutricional possibilitam identificar pacientes com risco nutricional, para que assim haja o planejamento da terapia nutricional apropriada e imediata, de modo a prevenir, interromper ou reverter o estado nutricional do paciente comprometido e suas consequências. Os métodos discutidos possuem parâmetros comumente utilizados como o IMC, a ingestão alimentar insuficiente e a perda de peso não intencional de três a seis meses. Porém apresentam também particularidades, como a presença de sintomas gastrointestinais, exame físico, medidas antropométricas mais sensíveis, diagnóstico clínico do paciente e exames bioquímicos. Conclusão Escolher uma ferramenta de triagem nutricional para ser aplicada em um ambiente hospitalar requer atenção especial e senso crítico quanto aos protocolos já disponíveis e validados. É necessário ser considerado o tempo de aplicação, a população a ser avaliada, a praticidade e a complexidade.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44449
Curso: G023 - NUTRIÇÃO (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Leticia Diniz Faria e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo