Título: HÁBITOS ALIMENTARES, CONDIÇÕES DE SAÚDE E PERCEPÇÃO DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO
Título alternativo: Eating habits, health conditions and perception of healthy eating of undergraduate students.
Autoria de: Juscicleide Neres Souza
Orientação de: Mariana Mirelle Pereira Natividade
Coorientação de: Marcella Lobato Dias Consoli
Presidente da banca: Mariana Mirelle Pereira Natividade
Primeiro membro da banca: Marcella Lobato Dias Cônsoli
Segundo membro da banca: Jéssica Sousa Guimarães
Palavras-chaves: Conhecimento nutricional, Jovens Universitários, Hábitos alimentares, Condições de Saúde, Estado Nutricional
Data da defesa: 19/06/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-1
Data da versão final: 01/07/2019
Data da publicação: 01/07/2019
Referência: Souza, J. N. HÁBITOS ALIMENTARES, CONDIÇÕES DE SAÚDE E PERCEPÇÃO DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO. 2019. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: O processo de integração ao ambiente universitário traz mudanças nas práticas e hábitos alimentares dos estudantes e esses são adquiridos moldando assim um estilo de vida que poderá ser mantido por muitos anos ou por tempo suficiente para ser danoso à saúde. Diante de tal realidade, objetivou-se com a realização deste trabalho mapear os hábitos alimentares, a percepção sobre alimentação saudável e as condições de saúde de jovens universitários. Realizou-se um estudo com abordagem qualitativa e quantitativa, com uma amostragem probabilística não estratificada de 370 universitários, matriculados em cursos de graduação de uma universidade pública mineira. Aplicou-se questionário contendo informações gerais e dados antropométricos para a classificação e diagnóstico do estado nutricional pesquisou-se a qualidade da alimentação por meio de questionário semiestruturado para avaliação do nível de atividade física, foi aplicada a versão curta do IPAQ e para compreender a percepção que os universitários possuem a respeito do que seja uma alimentação saudável, foi elaborado um questionário semiestruturado. Diante aos resultados, pode-se observar que maior parte dos estudantes apresentam alimentação moderadamente inadequada (74,6), apresentando hábitos de risco para saúde como o baixo consumo de frutas, peixes e leite, concomitante com hábitos protetores como consumo adequado de oleaginosas, verduras e legumes. Quanto a classificação do estado nutricional, a maior parte dos estudantes (62,2) foi classificada como eutrofica, porém quase um terço apresentou sobrepeso e obesidade. Observou-se que os homens apresentam maior nível de atividade física vigorosa (46,7) em comparação com as mulheres (35,3). Além disso, uma menor parcela dos estudantes (23,2) apresentaram baixo nível de atividade física. Em relação a percepção dos alunos sobre alimentação saudável, parcela significativa mostrou possuir crenças vinculadas pela mídia, como a eficácia de um único alimento promover perda de peso. Notou-se também que os estudantes possuem um bom conhecimento nutricional, sobre alimentos e alimentação saudável, porém em muitos dos casos o conhecimento dos alunos não vai de encontro com a prática, mostrando que há um distanciamento do que os alunos conhecem por alimentação saudável e suas práticas alimentares. Tendo em vista que a escolha do que se come e bebe, não está somente intrínseca ao sujeito, se faz necessária a promoção da educação alimentar considerando a fase do curso da vida, etapas do sistema alimentar e as interações e significados que compõem o comportamento alimentar.
Abstract: The process of integration into the university environment brings about changes in students eating habits and practices, and these are acquired by shaping the lifestyle that can be maintained for many years or long enough to be harmful to health. Faced with this reality, the objective of this work was to map the eating habits, the perception about healthy eating and the health conditions of university students. A qualitative and quantitative study was carried out, with a non-stratified probabilistic sample of 370 undergraduate students enrolled in undergraduate courses at a public university in Minas Gerais. A questionnaire containing general information and anthropometric data was used to classify and diagnose nutritional status quality of food was investigated through a semi-structured questionnaire to evaluate the level of physical activity, the short version of the IPAQ was applied and to understand the perception that university students have about healthy eating, the semi-structured questionnaire was developed. Considering the results, it is observed that most students present moderately inadequate feeding (74.6), presenting health risk habits such as low consumption of fruits, fish and milk, concomitant with protective habits such as adequate consumption of oilseeds and greens. Regarding the classification of nutritional status, most students (62.2) were classified as eutrophic, but almost one third were overweight and obese. It was observed that men presented a higher level of vigorous physical activity (46.7) compared to women (35.3). In addition, the lower percentage of students (23.2) presented a low level of physical activity. Regarding students perceptions about healthy eating, a significant portion has shown to have media-bound beliefs, such as the effectiveness of a single food promote weight loss. It was also noted that students have good nutritional knowledge about food and healthy eating, but in many cases students knowledge does not go according to practice, showing that there is a distancing of what students know about healthy eating and practices. Given that the choice of what is eaten and drunk is not only intrinsic to the individual, it is necessary to promote food education by considering the life stage, stages of the food system and the interactions and meanings that make up the food behavior.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43848
Curso: G023 - NUTRIÇÃO (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Juscicleide Neres Souza e Universidade Federal de Lavras
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