Título: RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO A CAMPO, NA ÁREA DE CLÍNICA E REPRODUÇÃO DE BOVINOS NO VALE DO RIO DOCE, MINAS GERAIS
Autoria de: Bruno Robson Santos
Orientação de: Jose Camisao de Souza
Presidente da banca: Jose Camisao de Sousa
Primeiro membro da banca: Natália Martins Barbosa
Segundo membro da banca: Giovanna Tavares Petrucelli
Palavras-chaves: BOVINOCULTURA, REPRODUÇÃO, CLÍNICA, MANEJO, INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL
Data da defesa: 02/09/2024
Semestre letivo da defesa: 2024-1
Data da versão final: 03/09/2024
Data da publicação: 03/09/2024
Referência: Santos, B. R. RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO A CAMPO, NA ÁREA DE CLÍNICA E REPRODUÇÃO DE BOVINOS NO VALE DO RIO DOCE, MINAS GERAIS. 2024. 22 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.
Resumo: A clínica médica e a reprodução são áreas essenciais da medicina veterinária, principalmente quando se trata de animais de produção, como os bovinos. Focando na saúde e na eficiência reprodutiva, ambas buscam garantir a sanidade e a produtividade dos animais. O diagnóstico e tratamento de doenças comuns, como mastite, problemas digestivos e parasitoses, além de práticas preventivas e cuidados gerais, fazem parte da rotina da clínica bovina. A reprodução em bovinos é fundamental para a continuidade e sucesso da produção, pois garante a geração de novos animais, essencial para a manutenção do rebanho. Além disso, possibilita o melhoramento genético, envolvendo técnicas como a inseminação artificial e a sincronização do estro. A eficiência reprodutiva afeta diretamente a produtividade e a saúde econômica da propriedade, impactando custos e lucros. Ambas as áreas exigem conhecimento técnico especializado e tecnologias avançadas para garantir a saúde dos bovinos e a qualidade da produção, contribuindo para a sustentabilidade e a rentabilidade do setor. Durante o período do estágio, estive envolvido em atividades diversas, que incluíram a realização de exames clínicos, diagnóstico e tratamento de doenças, além da participação e execução de manejos reprodutivos, como inseminação artificial, diagnóstico de gestação e procedimentos obstétricos. A experiência proporcionou uma visão aprofundada a respeito dos protocolos para sincronização do estro, permitindo a aplicação prática de técnicas de diagnóstico e tratamento, além de aprimorar habilidades ao lidar com casos clínicos diversos. O estágio possibilitou o desenvolvimento de competências em comunicação com produtores, orientação sobre práticas de manejo e estratégias para melhorar a produtividade na pecuária.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G007 - MEDICINA VETERINÁRIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Bruno Robson Santos e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo