Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO REALIZADO NA VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO MUNICÍPIO DE LAVRAS - MG NO CONTEXTO DE ENFRENTAMENTO DA ESPOROTRICOSE FELINA.
Autoria de: Tessia dos Santos Andrade
Orientação de: Marcos Ferrante
Coorientação de: Larissa Alexsandra Felix
Presidente da banca: Marcos Ferrante
Primeiro membro da banca: Larissa Alexsandra Felix
Segundo membro da banca: Ana Paula Tavares Pereira
Terceiro membro da banca: Lucas Wamser Fonseca Gonzaga
Palavras-chaves: Esporotricose, felina, plano de ação, revisão de literatura, vigilância em saúde
Data da defesa: 12/07/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-1
Data da versão final: 24/07/2023
Data da publicação: 24/07/2023
Referência: Andrade, T. d. S. ESTÁGIO SUPERVISIONADO REALIZADO NA VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO MUNICÍPIO DE LAVRAS - MG NO CONTEXTO DE ENFRENTAMENTO DA ESPOROTRICOSE FELINA.. 2023. 63 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: O presente trabalho objetivou-se a apresentar as ações do Médico Veterinário acompanhando a rotina de trabalho da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde do município de Lavras - MG, durante o período de 27 de março de 2023 a 16 de junho de 2023. Vigilância em Saúde é o processo contínuo e sistemático de coletar, consolidar, analisar e disseminar informações sobre eventos relacionados à saúde, tendo como objetivo planejar e implementar medidas de saúde pública, incluindo regulamentação, intervenção e abordagem dos fatores que afetam a saúde. Esse relatório também ressalta a importância do médico veterinário como agente fundamental na abordagem da saúde única, que reconhece a interconexão entre a saúde humana, animal e ambiental, evidenciando o entendimento de que a saúde de uma população não pode ser adequadamente abordada isoladamente, mas sim com a junção desses fatores. As atividades ocorreram durante o tempo vigente, no setor de Vigilância Ambiental, onde foram feitas ações do programa de triagem e castração de cães errantes e atendimento clínico aos animais do Parque Francisco de Assis, captura e manejo de gatos errantes com esporotricose, triagem para Leishmaniose Visceral Canina e confecção de folders para educação em saúde. No que se refere à Vigilância Epidemiológica, os trabalhos foram concentrados no acompanhamento de notificações de esporotricose humana relacionada aos gatos e por fim, na Vigilância Sanitária, realizando visitas para renovação de alvarás e inspeções sanitárias. Relatou-se também uma revisão de literatura sobre esporotricose felina e os desafios do enfrentamento da doença no município de Lavras - MG, colocando em discussão os pontos críticos para criação de um plano de ação, como mapeamento de colônias, castração, tratamento e educação em saúde. A experiência do estágio supervisionado foi de grande importância, pois foi possível conviver com situações e cenários desafiadores para o médico veterinário, no contexto de atuação em saúde pública.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G007 - MEDICINA VETERINÁRIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Tessia dos Santos Andrade e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo