Título: AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE TRÊS EXTENSORES NA CRIOPRESERVAÇÃO DE SÊMEN BOVINO POR MEIO DA ANÁLISE COMPUTADORIZADA DE SÊMEN (CASA)
Título alternativo: Efficiency of three extenders in cryopreservation of bovine semen evaluated by computer assisted sperm analysis (CASA)
Autoria de: Emanuele Almeida Gricio
Orientação de: Joao Bosco Barreto Filho
Presidente da banca: João Bosco Barreto Filho
Primeiro membro da banca: Pedro Nacib Jorge Neto
Segundo membro da banca: Maria Isabel Vaz de Melo
Terceiro membro da banca: Ana Paula Pinoti Pavanelli
Palavras-chaves: Congelação de espermatozoides, extensores, lipossomos, lecitina, criopreservação.
Data da defesa: 14/06/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 18/06/2021
Data da publicação: 18/06/2021
Referência: Gricio, E. A. AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE TRÊS EXTENSORES NA CRIOPRESERVAÇÃO DE SÊMEN BOVINO POR MEIO DA ANÁLISE COMPUTADORIZADA DE SÊMEN (CASA). 2021. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: A Inseminação Artificial foi a primeira biotecnologia aplicada no mundo todo para melhoria da reprodução e genética animal. A criopreservação de sêmen se tornou ferramenta essencial para a ampla utilização e distribuição de doses de sêmen. A membrana plasmática é composta por lipídios e proteínas, regula funções diretamente relacionadas ao potencial de fertilidade. Fatores como, mudanças de temperatura, pressão osmótica, formação de cristais de gelo, estresse oxidativo, podem alterar a estrutura desta membrana e comprometer a fertilidade do espermatozoide. Os extensores, comumente chamados de diluentes, tem função de preservar a integridade celular durante o processo de criopreservação. Diluentes à base de gema de ovo são os mais utilizados como crioprotetores não penetrantes, porém, nos últimos anos a preocupação quanto a sua alta suscetibilidade a contaminação patogênica se tornou maior. Para substituí-lo, foram desenvolvidos diluentes à base de Lecitina e Lipossomos. Com o objetivo de esclarecer informações relativas ao efeito do diluente sobre a viabilidade espermática, utilizou-se o Sistema Computadorizado de Análise de Sêmen (CASA), para avaliar o desempenho de três diluentes comerciais no sêmen fresco, após descongelação e cinco horas após descongelação. Os resultados preliminares das análises mostraram que a eficiência dos extensores para manutenção da motilidade espermática total é semelhante.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47791
Curso: G007 - MEDICINA VETERINÁRIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Emanuele Almeida Gricio e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo