Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO REALIZADO NA ARGENTINA NO INSTITUTO NACIONAL DE MEDICINA TROPICAL E NO DEPARTAMENTO CONTROLADOR DE ZOONOSES DO MINISTÉRIO DA SAÚDE DE TIERRA DEL FUEGO.
Autoria de: Lidiane Garcia de Sousa
Orientação de: Marcos Ferrante
Presidente da banca: Marcos Ferrante
Primeiro membro da banca: Luis David Solis Murgas
Segundo membro da banca: Eliana Florencia Burgos
Terceiro membro da banca: João Vitor Fernandes Cotrim de Almeida
Palavras-chaves: Hantavirose, Hidatidose, Cães, Roedores, Zoonoses na Argentina.
Data da defesa: 15/07/2020
Semestre letivo da defesa: 2020-1
Data da versão final: 08/08/2020
Data da publicação: 08/08/2020
Referência: Sousa, L. G. d. ESTÁGIO SUPERVISIONADO REALIZADO NA ARGENTINA NO INSTITUTO NACIONAL DE MEDICINA TROPICAL E NO DEPARTAMENTO CONTROLADOR DE ZOONOSES DO MINISTÉRIO DA SAÚDE DE TIERRA DEL FUEGO.. 2020. 55 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo relatar o estágio supervisionado realizado em duas instituições distintas da Argentina, mas ambas focadas no estudo, controle e prevenção de zoonoses. A primeira etapa foi realizada entre os dias 14 de agosto a 13 de setembro de 2019, no Instituto Nacional de Medicina Tropical (INMeT), com uma carga horária total de 200 horas, sob a supervisão do diretor da instituição Oscar Daniel Salomón. As atividades desenvolvidas foram acompanhamento de pesquisadores a campo para captura e estudo da dinâmica do hantavírus e ecologia dos roedores selvagens, processamento e análise de matéria fecal da população local e animal, necropsia de animais silvestres atropelados para coleta de parasitos e auxílio na elaboração de planilhas. A segunda etapa ocorreu no Departamento Controlador de Zoonoses do Ministério da Saúde, Río Grande, entre os dias 21 de outubro a 30 de novembro, com uma carga horária total de 220 horas, sob a supervisão do Médico Veterinário Juan Ignacio Rodriguez Eugui, chefe do departamento. As atividades executadas foram participação da campanha de prevenção e controle da hidatidose, processamento de matéria fecal canina, acompanhamento de castrações em castramóvel, visita a um criador de suínos para coleta de sangue dos animais, como parte do programa de prevenção e controle da triquinose, e visita ao matadouro municipal de Río Grande. A realização do estágio internacional permitiu aprimorar os conhecimentos em duas importantes zoonoses que afetam a Argentina, e que serão relatadas neste trabalho hantavirose e hidatidose. Além de conhecer os protocolos adotados por médicos veterinários e pesquisadores no combate destas, o discente pôde experimentar a cultura, as tradições, o modo de trabalho e o idioma do povo Argentino, agregando, além do crescimento profissional, o pessoal.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44917
Curso: G007 - MEDICINA VETERINÁRIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Lidiane Garcia de Sousa e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo