Título: Relato de Estágio Supervisionado Área Medicina de Animais Selvagens Ex-Situ
Autoria de: Iago Vinicius de Sa Fortes Junqueira
Orientação de: Gregório Correa Guimarães
Coorientação de: Suzana Bezzegh Hirata
Presidente da banca: Gregório Correa Guimarães
Primeiro membro da banca: Samantha Mesquita Favoretto
Segundo membro da banca: Luísa Bontorin Beltrame
Terceiro membro da banca: Carlos Eduardo do Prado Saad
Palavras-chaves: Medicina de Animais Selvagens, Estágio Supervisionado , Medicina Veterinária, Fundação Parque Zoológico de São Paulo, Parque das Aves de Foz do Iguaçú
Data da defesa: 02/05/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-1
Data da versão final: 07/05/2019
Data da publicação: 07/05/2019
Referência: Junqueira, I. V. D. S. F. Relato de Estágio Supervisionado Área Medicina de Animais Selvagens Ex-Situ. 2019. 98 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: Eu, Iago Vinícius de Sá Fortes Junqueira, graduando do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras, realizei dois estágios supervisionados, como parte da carga horária da disciplina PRG107 durante o primeiro semestre de 2019. Para aprovação nesta disciplina, realizei parte da carga horária como estagiário da Fundação Parque Zoológico de São Paulo (FPZSP), localizado em São Paulo SP, na divisão de Medicina Veterinária, e no Parque das Aves, localizado em Foz do Iguaçú PR, na divisão de Medicina Veterinária. Durante esse período pude acompanhar os médicos veterinários das instituições em suas atividades diárias, com a realização de exames clínicos, procedimentos cirúrgicos, exames imaginológicos e laboratoriais, além do acompanhamento de outros setores. Dentre estes outros setores, foram acompanhados o programa de enriquecimento e comportamento animal, divisão de nutrição animal e núcleo de análises clínicas da FPZSP, e a rotina dos tratadores, cozinha das aves e setor de bem-estar do Parque das Aves. Realizei três meses de estágio na FPZSP e um mês no Parque das Aves, totalizando de 680 horas. Ambas as instituições onde estagiei requerem dos estagiários o desenvolvimento de pesquisa e de um seminário. O presente trabalho objetiva descrever a minha experiência durante o período de estágio supervisionado, além de descrever em detalhes um caso clínico acompanhado na FPZSP sobre o atendimento veterinário em gastrópodes, relatando um caso de lesão e fragilidade de concha em exemplares de Megalobulimus paranaguensis mantidos ex-situ na fundação.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43808
Curso: G007 - MEDICINA VETERINÁRIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Iago Vinicius de Sa Fortes Junqueira e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo