Título: DA COSMOLOGIA CLÁSSICA À ENERGIA ESCURA E MATÉRIA ESCURA UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Título alternativo: FROM CLASSICAL COSMOLOGY TO DARK ENERGY AND DARK MATTER A PROPOSAL FOR TEACHING AND LEARNING SEQUENCE
Autoria de: Enzo Dantas da Silva
Orientação de: Antonio Marcelo Martins Maciel
Presidente da banca: Antonio Marcelo Martins Maciel
Primeiro membro da banca: Jefferson Adriano Neves
Segundo membro da banca: Antonio dos Anjos Pinheiro da Silva
Palavras-chaves: Ensino de Física, Educação em Astronomia, Argumentação, Alfabetização Científica, Cosmologia
Data da defesa: 20/12/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-2
Data da versão final: 22/12/2023
Data da publicação: 22/12/2023
Referência: Silva, E. D. d. DA COSMOLOGIA CLÁSSICA À ENERGIA ESCURA E MATÉRIA ESCURA UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2023. 75 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo a elaboração de uma unidade didática que possibilite aos alunos uma construção ativa do conhecimento por meio da argumentação, no favorecimento da alfabetização científica dos estudantes. Na estruturação das aulas da unidade didática, iniciamos com a investigação das concepções prévias dos alunos sobre cosmologia, posteriormente explorando os modelos geocêntricos e heliocêntricos, bem como as contribuições de Galileu e Kepler para o desenvolvimento da cosmologia, relacionando a proposição de modelos com evidências e concepções científicas. Buscando explicar o comportamento dos astros, abordamos os conceitos de gravidade de Newton e Einstein. Posteriormente, as teorias sobre a origem do universo, concentrando-nos no Big Bang e no Estado Estacionário são apresentadas e confrontadas. Por fim, discutimos duas importantes hipóteses contemporâneas a matéria escura e a energia escura, associando-as com a análise da curva de rotação das galáxias, sendo explorada como uma ferramenta para compreender a matéria escura, enquanto a expansão acelerada do universo sendo contextualizada pela presença de energia escura. Apesar de apresentarmos uma organização temporal ordenada, não queremos contribuir para uma visão equivocada da ciência como sendo algo desenvolvido linearmente. Queremos que os alunos possam enxergar a ciência como uma construção coletiva, que está sujeita a variadas influências, e os modelos como tentativas das pessoas para explicar fenômenos. Para a elaboração da Sequência de Ensino e Aprendizagem, fizemos uso de orientações deliberadas no Núcleo de Estudo e Extensão em Práticas Científicas e Epistêmicas, a elaboração de argumento padrão, como meta de chegada no desenvolvimento da proposta, e os princípios determinados pela definição de dimensões epistemológicas e dimensões pedagógicas, e os objetivos de aprendizagem. O resultado consiste numa proposta com cinco sequências de ensino e aprendizagem que tem como atividade final a construção de argumentos que sustentam a hipótese de existência da matéria escura e da energia escura.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G018 - FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Enzo Dantas da Silva e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo