Título: REFLEXÕES DE UM LICENCIANDO EM FÍSICA O PROFESSOR COMO AGENTE PROMOTOR DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
Título alternativo: REFLECTIONS OF A PHYSICS UNDERGRADUATE STUDENT THE TEACHER AS A PROMOTER OF SOCIAL TRANSFORMATION
Autoria de: Vinicius Tinano Pieve
Orientação de: Iraziet da Cunha Charret
Presidente da banca: Iraziet da Cunha Charret
Primeiro membro da banca: Helena Libardi
Segundo membro da banca: Jefferson Adrano Neves
Palavras-chaves: Formação de Professores, Desigualdade Social, Educação, Brasil, PIBID.
Data da defesa: 28/10/2022
Semestre letivo da defesa: 2022-2
Data da versão final: 10/11/2022
Data da publicação: 10/11/2024
Referência: Pieve, V. T. REFLEXÕES DE UM LICENCIANDO EM FÍSICA O PROFESSOR COMO AGENTE PROMOTOR DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. 2022. 59 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: Neste trabalho tento mostrar que o Brasil é um país desigual socialmente, apontando que para muitos a educação pode ser uma forma eficaz de combater essa desigualdade. Tento também discutir porque o Brasil ainda não diminuiu a sua desigualdade social e qual é a relação dessa desigualdade com a desigualdade de aprendizagem. Isso é feito, primeiramente mostrando que nossa educação sempre foi desigual, historicamente servindo a uma pequena elite, passando a ser acessível a grande massa da população após a promulgação da constituição de 1988. A partir disso, tento discutir um pouco sobre a presença de uma divisão social na escola brasileira, exemplificada pela existência das escolas públicas e privadas. Um pouco mais embasado e apoiado em uma reflexão própria, discuto que a pedagogia tradicional, presente em grande parte das escolas do Brasil, favorece mais os alunos das escolas privadas, que possuem melhores condições sociais e econômicas. Também a partir de uma reflexão, com exemplos próprios empíricos, a partir da minha participação no PIBID Física da Universidade Federal de Lavras e outros encontrados ao redor do Brasil e do mundo, argumento que uma pedagogia humanista, uma escola democrática, cujo principal objetivo seja o bem estar do aluno, poderia ser a solução para o problema encontrado nas escolas públicas brasileiras. Apesar da existência de alguns casos isolados hoje no Brasil, que apontam o professor individualmente como sendo o grande diferencial para a mudança de prática pedagógica, aponto que essa seria uma solução muito simplista. Por fim faço uma reflexão, a partir principalmente da minha experiência em um curso de formação de professores e as diferentes abordagens a que fui submetido, dentro de um currículo tradicional e a também da minha participação no PIBID, apontando que o grande indutor da mudança pedagógica deveria ser a universidade através dos cursos de formação de professores, formando esse futuro professor em contato constante com a escola do Brasil real, em uma estrutura acadêmica similar a estrutura de funcionamento do PIBID.
Abstract: In this work I try to show that Brazil is a socially unequal country, pointing out that for many education can be an effective way to combat this inequality. I also try to discuss why Brazil has not yet reduced its social inequality and what is the relationship between this inequality and learning inequality. This is done by first showing that our education has always been unequal, historically serving a small elite, becoming accessible to a large mass of the population after the promulgation of the 1988 constitution. social division in Brazilian schools, exemplified by the existence of public and private schools. A little more grounded and supported by my own reflection, I argue that traditional pedagogy, present in most schools in Brazil, favors students from private schools, which have better social and economic conditions. Also from a reflection, with my own empirical examples, from my participation in PIBID Physics at the Federal University of Lavras and others found around Brazil and the world, I argue that a humanist pedagogy, a democratic school, whose main objective is to the student??s well-being, could be the solution to the problem found in Brazilian public schools. Despite the existence of some isolated cases in Brazil today, which point to the individual teacher as the great differential for the change of pedagogical practice, I point out that this would be a very simplistic solution. Finally, I make a reflection, based mainly on my experience in a teacher training course and the different approaches to which I was submitted, within a traditional curriculum and also on my participation in PIBID, pointing out that the great inducer of pedagogical change it should be the university through teacher training courses, forming this future teacher in constant contact with the real Brazil school, in an academic structure similar to the operational structure of PIBID.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G018 - FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Vinicius Tinano Pieve e Universidade Federal de Lavras
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