Título: REPRESENTAÇÕES DE JOVENS PRATICANTES DE LUTAS DO ENSINO MÉDIO SOBRE AS RELAÇÕES POSSIVEIS ENTRE AS ARTES MARCIAIS E APRENDIZAGENS ESCOLARES
Autoria de: Andre Tavares Rodrigues
Orientação de: Fabio Pinto Goncalves dos Reis
Presidente da banca: Fabio Pinto Goncalves dos Reis
Primeiro membro da banca: Alysson dos Anjos Silva
Palavras-chaves: Representações, lutas, jovens, escola, aprendizagens.
Data da defesa: 06/05/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 18/05/2021
Data da publicação: 18/05/2021
Referência: Rodrigues, A. T. REPRESENTAÇÕES DE JOVENS PRATICANTES DE LUTAS DO ENSINO MÉDIO SOBRE AS RELAÇÕES POSSIVEIS ENTRE AS ARTES MARCIAIS E APRENDIZAGENS ESCOLARES. 2021. 46 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: As lutas surgiram desde o início da aparição do homem na história, a pratica foi desenvolvida pela a necessidade de combate que existia por territórios antigamente, mas com o passar dos tempos foram surgindo escolas de artes marciais ao redor do mundo com suas filosofias e princípios que foram sendo disseminadas pelo mundo. Por outro lado, temos as escolas como um local de formação de jovens para atuarem na sociedade, logo, esses jovens vivem no âmbito escolar diante a diferentes perspectivas, pautadas por diversas questões que influenciam em sua formação. Portanto, se estabeleceu nesse estudo a busca pelas representações que esses jovens têm pelos ensinamentos das lutas e as possíveis relações que podem existir na vivencia escolar. Para encontrar essas relações, foram realizadas entrevistas com cinco estudantes pertencentes ao ensino médio, buscando investigar relações com os aprendizados das disciplinas escolares, convivência social dos jovens e conhecimentos para a vida. Participaram quatros voluntários do sexo masculino e apenas uma voluntaria do sexo feminino, sendo respondida cinco perguntas ao todo. Os resultados encontrados mostraram que os discursos dos jovens ainda permeiam o conhecimento do senso comum, sem observar nenhuma opinião que demonstrasse uma visão diferente da já encontradas na literatura, logo, vale dizer que formular outras perguntas seria pertinente na busca por um novo trabalho com essas características.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47352
Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Andre Tavares Rodrigues e Universidade Federal de Lavras
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